A Câmara de Lisboa está a estudar a criação de um sistema de bicicletas de utilização pública a colocar em vários locais da cidade, avançou ao PÚBLICO o gabinete do vice-presidente da autarquia Marcos Perestrello. As cerca de duas mil bicicletas de uso livre deverão estar a circular pelas ruas da capital já em 2009, devendo o concurso público de concessão do sistema ser lançado até ao próximo mês de Junho, adiantou um dos arquitectos envolvidos no projecto, Duarte Mata.
Embora o sistema saia a custo zero para a câmara, ainda não é certo que as bicicletas sejam de utilização gratuita. "Ainda estamos a estudar em que moldes se desenvolverá a concessão", explicou aquele responsável. Certo é que as bicicletas serão de terceira geração, incorporando um sistema de controlo por GPS.
Ainda que possa vir a ter custos para o utilizador, está também confirmado que as bicicletas terão publicidade, uma situação que Duarte Mata entende não prejudicar a cidade. "Com tantos outdoors que há, não vejo como é que as bicicletas com anúncios possam trazer constrangimentos".
(Por Catarina Prelhaz, Ecosfera, 27/03/2008)