O Parque Biológico de Gaia vai construir ainda este ano em São Tomé e Príncipe um centro de educação ambiental destinado ao desenvolvimento do ecoturismo. As obras de construção deverão iniciar nos próximos meses. O projecto foi formalizado ontem com a assinatura de um protocolo entre o Parque Biológico de Gaia e a Direcção Geral do Ambiente de São Tomé e Príncipe. O protocolo tem a duração de cinco anos.
O presidente do Parque Biológico de Gaia, Nuno Gomes de Oliveira, disse que os custos financeiros vão ser suportado na totalidade pelo Parque de Gaia, que poderá eventualmente recorrer ao apoio financeiro da União Europeia em caso de necessidade.
"Ainda não temos o projecto elaborado, mas não será uma infra-estrutura sofisticada", afirmou. "Vamos instalar equipamentos para a educação ambiental e de ecoturismo, para a sensibilização das pessoas para a defesa do ambiente", adiantou ainda. O protocolo deixa em aberto o local de instalação das infra-estruturas. "Poderá ser no parque do jardim botânico ou num outro local", revelou, escusando-se a precisar o orçamento. "Isso não custará nenhuma fortuna. O que é importante é assegurar a manutenção. E os custos de manutenção vão ser assegurados também por nós", concluiu.
(Lusa, Ecosfera, 28/03/2008)