O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cristal realiza Oficinas de Garrafa PET para produtoras de localidades do município, com a intenção de diminuir o acúmulo de lixo nas propriedades e agregar renda à família rural.
Há sete anos a prefeitura, ligada à biblioteca da cidade e com o incentivo da Emater/RS-Ascar, mobiliza a população a recolher o lixo seco com o projeto Luxo que vem do Lixo. Parte do lixo é vendida e destinada à manutenção da biblioteca. Outra parte é transformada em utensílios para uso dos produtores e para comercialização. A partir das garrafas PET são confeccionados puffs, mesas, porta condimentos, cortinas e demais objetos.
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar, que atua na área de Bem-Estar Social, Maria Clara Cunha Picoli, essas oficinas estimulam a auto-estima das produtoras devido à importância de suas atitudes para o ambiente e motivam a sociabilidade, pois elas trocam materiais de acordo com cada necessidade.
Serão realizadas novas Oficinas de PET nos dias 17 e 23 de abril, nas localidades de Paraíso e Butiá, a cerca de 20 quilômetros de Cristal.
(Governo do Rio Grande do Sul, 27/03/2008)