Protocolo de Intenções prevendo a utilização de bioindicadores no monitoramento da qualidade do ar em Porto Alegre será assinado hoje, 27, às 8h30, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch, e pela representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rita da Silva. O ato ocorre durante o Seminário Nacional de Gestão Sustentável nos Municípios, na palestra sobre mudanças climáticas que está sendo realizado na PUCRS.
O biomonitoramento é a avaliação da qualidade ambiental de uma determinada área, utilizando sistemas vivos (seres vivos) que podem ser chamados de bioindicadores ou biomonitores, espécies resistentes ou tolerantes, sensíveis aos poluentes.
A programação do Seminário estende-se até sexta-feira, 28, quando será lançada a Carta de Porto Alegre, elaborada a partir de debates sobre questões técnicas e o papel dos atores envolvidos no desenvolvimento sustentável das cidades.
A programação tem transmissão on-line pelo site do evento (www.seminariogestaosustentavel.com.br) e pelo site da Smam no portal da prefeitura(www.portoalegre.rs.gov.br/smam).
(
Smam, 27/03/2008)