Secretária de Saúde diz que população deve fazer a sua parte
Mesmo sem nenhum foco confirmado de dengue em Venâncio Aires a Secretaria Municipal de Saúde mantém as atividades de prevenção à doença. A secretária de Saúde, Izaura Ladim, destaca que os mutirões de limpeza nos bairros da cidade estão acontecendo. Equipes da Prefeitura realizam, em cronogramas específicos, o recolhimento de entulhos e objetos que possam ser pontos de proliferação das larvas e do próprio mosquito da dengue. Depois de passagem pela maioria dos bairros da cidade na quarta-feira, dia 2 de abril, a equipe realiza o recolhimento nas comunidades dos bairros Bela Vista e Vila Táta
Izaura disse que depois da próxima semana, quando se encerram os mutirões, acontecem as ações educativas com o envolvimento das escolas. Para o dia 10 de abril está marcado um teatro para as turmas da manhã e tarde das séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig. O teatro se repete na mesma escola no dia 17 de abril para as séries finais. A secretária aponta que entre as atividades mais importantes para combate ao mosquito da dengue e para evitar que a doença possa se espalhar ou atingir as pessoas do município é a conscientização quanto à prevenção. “Precisa haver a parte educativa, mas a mudança de hábito das pessoas e a conscientização da limpeza e de não deixar água parada em suas casas é a base para conseguirmos que a doença não atinja a população”, enfatiza.
O trabalho de conscientização nas comunidades através dos agentes de campo da dengue e dos agentes comunitários de saúde é outro aspecto positivo que permite que as pessoas sejam orientadas de forma adequada sobre como guardar garrafas, pneus e como acondicionar objetos que podem ter espaço para ação do mosquito.
Em venâncio Aires existem 75 pontos de monitoramentos de larvas e focos do mosquito. A secretária diz que até o momento não existe nenhum caso registrado da doença.
(Por Jaqueline Carissimi, Folha do Mate, 27/03/2008)