Reduza em 2,3 toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO2) de seu lar em 30 dias
Está na pauta diária de nações e entidades do mundo inteiro: é preciso reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Mas do jeito que andam as discussões, não adianta esperar por uma solução mágica. Pensando nisso, um ambientalista americano teve uma idéia interessante - bolou a Low Carbon Diet, uma dieta para diminuir em 2,3 toneladas a quantidade de gases poluentes emitidos por sua casa em um período de 30 dias.
A dieta foi lançada em livro no ano passado nos Estados Unidos e fez sucesso. O nome do programa brinca com outra dieta mais convencional, a pobre em carboidratos - "carb", na abreviação em inglês. A obra detalha as 22 ações que uma família pode tomar para reduzir as emissões - das mais simples, como reciclar, às mais complexas ou caras, como instalar um painel solar. O CO2 é produzido nas mais rotineiras atividades, como dirigir ou tomar banho.
- Antes pensávamos como os atos refletiriam na vida de nossos netos. Hoje, já assistimos a esses impactos - alerta Ana Cruzat, secretária executiva do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas e do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa.
O Ambiente gostou da proposta e vai testar o conceito com uma família de Porto Alegre. Os Campos, que moram em uma cobertura no bairro Bela Vista, aceitaram o desafio de tentar diminuir as emissões. E não vai ser fácil - são seis pessoas debaixo do mesmo teto, quatro homens e duas mulheres, fora os três namorados e o cachorro.
- O meu marido só quer que a gente lave o pátio quando tem xixi do Léo (o cachorro), ele é consciente. Mas todos nós deveríamos ser mais cuidadosos - admite a mãe, Regina.
Em abril, um técnico irá visitar a residência e dará dicas do que pode ser melhorado para reduzir as emissões. Todas as instruções serão acompanhadas pelo Ambiente nas próximas edições. Antes disso, já é bom ir fazendo um levantamento dos possíveis problemas. Confira o teste feito por Regina no canto da página e compare com suas respostas.
(Zero Hora, 27/03/2008)