A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Rossano Gonçalves (PDT), aprovou em reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (26/03) a realização de audiência pública no dia 2 de maio, durante a Fenegócio, em Alegrete. O objetivo do encontro, solicitado pelo deputado Frederico Antunes (PP), é discutir o tema faixa de fronteira. Sobre o assunto, tramita no Congresso Nacional um projeto que propõe a redução desta área. "A Comissão participará do evento possibilitando a nós termos contato com o sentimento de nossos irmãos fronteiriços, que poderão reforçar suas reivindicações", resumiu Rossano. No ano passado, a Comissão do Mercosul realizou audiência pública na Assembléia para tratar do mesmo tema.
Os parlamentares presentes também aprovaram o requerimento da deputada Zilá Breitenbach (PSDB) para que a Comissão do Mercosul participe de um encontro da Frente Parlamentar Internacional dos Municípios de Fronteira, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril. "A idéia é que a nossa Comissão auxilie na divulgação da Frente com o objetivo de estimular os municípios gaúchos a se juntarem a ela", justificou Zilá.
A greve dos auditores fiscais da receita federal também foi debatida. Os deputados falaram sobre um ofício enviado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) denunciando as dificuldades do setor por conta da paralisação dos funcionários federais.
Maria Walesca Van Helden, coordenadora do Dança Alegre Alegrete, convidou os deputados que integram à Comissão a participarem do evento, realizado, neste ano, entre 15 e 18 de maio, em Alegrete.
Na sexta-feira (28), a Comissão faz audiência pública na Câmara de Vereadores de Itaqui, a partir das 14h. O tema é a construção de pontes internacionais ligando o Brasil à Argentina.
Também estiveram na reunião os deputados Cassiá Carpes (PTB), Gilberto Capoani (PMDB), Giovani Cherini (PDT), Edson Brum (PMDB) e Frederico Antunes (PP).
(Por Vanessa Lopez,
Agência de Notícias AL RS, 26/03/2008)