A produção de energia renovável tem despertado a atenção internacional para o Brasil e para a Bahia, em particular. O assunto dominou a conversa reservada que tiveram o grupo de parlamentares alemães, liderado pelo vice-presidente da Assembléia Nacional da Alemanha, Hermann Otto Solms, e o governador Jaques Wagner, na última terça-feira (25/03) , na Governadoria.
Acompanhado do cônsul geral da Alemanha em Recife, Norbert Nadolski, os deputados, representantes de três partidos, avaliaram o encontro como frutífero e muito positivo. De acordo com Solms, o Brasil está tendo cada vez mais importância no abastecimento dos mercados mundiais de energias renováveis e a Alemanha tem interesse em aprofundar conhecimento no processo de produção de matérias-primas.
"Nós queremos biocombustíveis com recursos naturais da própria Alemanha, mas não estamos interessados em devastar a natureza para a produção dessa energia, por isso viemos intensificar relações comerciais para que as nossas empresas aprendam com o Brasil", afirmou.
Os parlamentares ficaram bem impressionados com o projeto do governo baiano de estímulo aos pequenos agricultores para a produção de matéria-prima para os biocombustíveis. "Principalmente por causa do impacto social positivo que provoca na vida desse segmento", enfatizou Nadolski.
(
SEIA - Gov. da Bahia, 26/03/2008)