Cinqüenta famílias de Sinimbu associadas à Cooperativa Habitacional 12 de Fevereiro Ltda (Cooperhab) vão assinar sábado o contrato para a construção das suas casas por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) na modalidade habitação rural do governo federal. A solenidade acontece às 9 horas, na sede regional da entidade, na Rua Augusto Hennig, 880, em Linha São João, zona urbana do município. “O primeiro projeto de habitação rural que fizemos foi de 17 unidades e estamos concluindo com sucesso. Agora vamos assinar para fazer mais 50 casas. Isso só comprova a força da organização das pessoas, do cooperativismo", comemora o presidente da Cooperhab, Seno Zitzke.
O convênio já assinado entre a Família Paulista Crédito Imobiliário, que aplica créditos do PSH e a cooperativa, que é a entidade responsável pela organização e execução do projeto, prevê o benefício para 50 famílias que moram na zona rural do município. Os beneficiados assinam neste sábado os contratos. “Cada família recebe, sem precisar devolver, R$ 6 mil do governo federal – dinheiro que será utilizado para a compra de materiais de construção –, e coloca uma contrapartida de R$ 2 mil para a mão-de-obra”, explica o futuro presidente, João Valdomiro do Nascimento.
A Prefeitura participa com o apoio institucional e com a aprovação de projetos e emissão de declarações de infra-estrutura. O início da execução das casas está previsto para o mês de maio, após a tramitação e registro dos contratos. O cronograma tem o prazo de dez meses para a conclusão das unidades habitacionais.
A casa projetada tem 39,6 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, e o projeto prevê a possibilidade de ampliação. “Com os recursos disponíveis optamos por uma casa de dois dormitórios com acabamento no padrão popular a ser executada pelo sistema de autoconstrução assistida. Assim fazemos render os recursos de cada família”, explica o arquiteto Álvaro Pedrotti.
(Gazeta do Sul, 26/03/2008)