Entre as novas linhas de transmissão (LT) está a de Nova Santa Rita - Scharlau, na RS 230
São Leopoldo - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça o edital do leilão de concessão de 19 novas linhas de transmissão e 21 subestações em 12 Estados. Entre as novas linhas de transmissão (LT) está a de Nova Santa Rita - Scharlau, da subestação Scharlau, localizada na RS-230. Em um total de 23 quilômetros, a linha de transmissão irá beneficiar, com uma maior capacidade de abastecimento de energia elétrica – número não foi divulgado pela Aneel – os municípios de São Leopoldo, Portão, Sapucaia do Sul, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo e Montenegro. A estimativa é que nova linha gere 300 empregos diretos.
Conforme a Aneel, o empreendimento irá reforçar o abastecimento de energia elétrica da região, que vem apresentando aumento de demanda devido à concentração de parques industriais, possibilitando a continuidade do desenvolvimento socioeconômico da região. "Não sei, em um primeiro momento, o que representa a nova linha de transmissão em termos de benefícios. Sei apenas que ela vai passar no território do município", diz o prefeito de Capela de Santana, Nestor Bernardes.
Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo (Semedes), Ronaldo Vieira, trata-se de uma iniciativa importante. "A energia elétrica é um dos principais pontos para que ocorra o crescimento. É uma medida importante não só pelos empregos que vai gerar durante a sua construção, mas principalmente pelos empregos que irá gerar após nas indústrias e empresas que serão beneficiadas com mais energia elétrica", diz.
O leilão de cada lote, que irá definir a empresa que irá explorar as linhas, está agendado para junho, no Rio de Janeiro. A previsão para o início da operação comercial é de 18 meses, após a assinatura do contrato de concessão. Para a Linha de Transmissão Nova Santa Rita - Scharlau, a Aneel estabeleceu uma receita anual de R$ 3,68 milhões, ou seja, é o valor máximo de receita para a exploração.
(Jornal VS, 25/03/2008)