Alunos de escola estão envolvidos com a proposta desde agosto do ano passado
Munidos com barbantes, tesouras, sacos de lixo e um compromisso com a preservação ambiental, 30 alunos da 8.ª série da Escola Municipal Selvino Ritter, de Estância Velha, foram a campo para dar continuidade ao Projeto Adote o trecho do Arroio Estância Velha/Portão, que foi premiado com o segundo lugar no Projeto O Rio do Sinos é Nosso.
Os estudantes estão envolvidos com a proposta desde agosto do ano passado, quando planejaram e executaram ações de conservação de uma área de nascente, na Avenida 14 de Julho, no bairro Floresta, em Estância Velha. De 20 em 20 dias, como explica a professora de Ciências e coordenadora do Projeto Peixe Dourado do Comitesinos, em Estância Velha, Karen Ost, os alunos fazem um monitoramento do trecho de duas quadras selecionado para o trabalho.
“Não adianta pegarmos um trecho muito grande se depois a gente não puder dar continuidade, cuidando de tudo’’, lembra o estudante Oscar Rosenhaim Neto, 13 anos.
No local, já foram plantadas 25 mudas de árvores, que passam por vistoria periódica, que inclui o acompanhamento do seu crescimento. A ação também tem o apoio da prefeitura e da Guarda Municipal, que contribuem com placas e conscientização da comunidade sobre a importância da limpeza e conservação das margens, aparando o mato e doando adubo para o cultivo das mudas.
Karen conta que o trabalho começou com um levantamento biológico e físico-químico da área. “Depois repassamos conhecimento à comunidade e agora os alunos atuam na parte prática da conservação e incentivam as pessoas a interagirem’’, destaca ela.
(Por Marcos Jorge, Jornal NH, 25/03/2008)