Um enorme bloco de gelo da Antártida com área quatro vezes superior a da cidade de Paris começou a derreter sob o efeito do aquecimento global, informou nesta terça-feira o Centro Nacional da Neve e Gelo da Universidade do Colorado. Segundo imagens de satélites, o derretimento já afeta uma longa faixa sobre a plataforma de Wilkins, e foi acentuado em 28 de fevereiro, com uma queda súbita que formou um iceberg de 25,5 km por 2,4 km.
O movimento provocou o deslocamento de um bloco de 569 km² da plataforma de Wilkins, que já perdeu 414 km². A plataforma, cuja superfície é de 12.950 km², está atualmente sustentada por uma faixa de apenas 5,6 km entre duas ilhas, revelou Ted Scambos, responsável científico do Centro Nacional da Neve e Gelo (NSIDC, sigla em inglês).
"Se as geleiras continuarem retrocedendo, esta faixa de gelo poderá se desintegrar e perderemos, provavelmente, a metade da massa glacial na região durante os próximos anos".
Nos últimos 50 anos, a parte ocidental da península antártica registrou o maior aumento de temperatura no globo, com alta de 0,5 graus centígrados a cada dez anos. "Pensamos que a plataforma de Wilkins existe há centenas de anos, mas o ar aquecido e as ondas do oceano estão provocando seu desgaste", disse Ted Scambos.
(France Presse, Folha Online, 25/03/200)