Nesta quinta-feira (27/3), o Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Taim estará discutindo o processo de condução da consolidação dos 33.815 há da área original da Unidade de Conservação (UC). Esta será a terceira reunião, promovida pela administração da UC e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (através da Coordenação do Bioma Costeiro e Marinho da Diretoria de Unidades de Proteção Integral), com objetivo "de disseminar o conhecimento existente para auxiliar nas tomadas de decisões futuras e subsidiar tecnicamente a proposta de consolidação", conforme explica o chefe da Esec, Amauri de Sena Motta.
Segundo ele, o processo de consolidação - autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) - prevê a ampliação dos atuais 11.000 ha para os 33.815 ha previstos no decreto (de 1978 (que designou como de utilidade pública a área de 33.815 ha da região do banhado do Taim para a criação da Estação Ecológica).
Amauri enfatiza que a consolidação dos 33.815 ha não trará nenhum impacto aos produtores de arroz, às serrarias da região e as florestas exóticas já implantadas, porque sua poligonal não tem sobreposição sobre estas áreas. "Estes setores nada tem a temer com a consolidação dos 33.815 há da Unidade que já vem coexistindo com estas atividades econômicas há 30 anos", explica.
Ele acrescenta que a consolidação se faz urgente e necessária para dar continuidade nas tarefas de proteção da biodiversidade da região banhado do Taim, na elaboração do plano de manejo, e também para iniciar o processo de indenização das terras devidamente tituladas que tiverem sobreposição parcial ou total com a poligonal da Esec, "ação esta que sempre foi uma demanda da comunidade e que agora para ser concretizada precisamos consolidar os 33.815 há que historicamente formam a proposta ambiental da unidade de conservação", conclui.
A reunião do Conselho inicia às 14h na Esec do Taim e terá a presença do Superintendente do IBAMA/RS, Fernando da Costa Marques e do coordenador do Bioma Costeiro e Marinho da Diretoria de Unidades de Proteção Integral do ICMbio, Ricardo Vieira Castelli.
(Ibama, 25/03/2008)