O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está finalizando a instalação do quarto lote dos novos cestos coletores de lixo na cidade. Este quarto lote está sendo instalado na Seção Centro, compreendida entre as avenidas Ipiranga, Ramiro Barcelos e Voluntários da Pátria. A cada lote corresponde 400 lixeiras, que são colocadas num prazo de 15 dias. Assim, a cada mês, a cidade ganha 800 novas unidades.
A conclusão das instalações deverá ocorrer em um prazo de dez meses, quando os oito mil cestos coletores deverão estar fixados em locais de maior fluxo de pedestres. "Essa ação objetiva melhorar cada vez mais a limpeza da nossa cidade", declarou o diretor-geral em exercício do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves. Cada lixeira custa R$ 129,37, sendo R$ 1,035 milhão o investimento total da prefeitura.
Até o momento já foram instalados em torno de 1,6 mil cestos nos quatro lotes já atendidos. O trabalho iniciou pela área central da cidade, expandido-se para outros bairros, como por exemplo, Bom Fim e Cidade Baixa. A orla do Guaíba também já recebeu os novos coletores de lixo. De acordo com o coordenador da operação na Divisão de Limpeza e Coleta (DLC), Marcelo Hoffmann, o quinto lote contemplará as avenidas e transversais de maior movimento, como a 2ª Perimetral.
Material
Os novos cestos coletores de lixo são de aço galvanizado, pintados com tinta automotiva para proteger contra ferrugem, na cor laranja, e fixados no chão para dificultar a ação dos vândalos, como depredação ou roubos. "Nós estamos recebendo muitos pedidos de instalação das novas lixeiras, mas o mais importante é que o índice de vandalismo tem sido pequeno, em função da qualidade dos cestos", afirmou o coordenador da DLC.
(Prefeitura de Porto Alegre, 26/03/2008)