Legislação Florestal e Mercado Madeireiro é o tema central do 8º Seminário Florestal do Alto Uruguai que ocorre nesta quinta-feira (27), no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim. O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Emater/RS-Ascar, prefeitura de Erechim, Embrapa Florestas, Floracoop, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), com apoio da Uri Campus de Erechim e da Associação dos Engenheiros Florestais.
A abertura será às 8h30, com pronunciamentos de autoridades. Às 9h, inicia a palestra Licenciamento Florestal, que será ministrada por Marcos Brada, do Defap/Sema, seguida pela palestra Lei da Mata Atlântica, proferida pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Sérgio Arends.
A programação prossegue, das 10h46 às 11h45, com painel Política Florestal e Ambiental, que terá como moderador Deoclécio Corradi, da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, com painelistas da Fetag, da Sutraf Alto Uruguai, do Sindicato Rural de Erechim, da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e da Secretaria de Agricultura de Barão de Cotegipe.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Luiz Ângelo Poletto, será o moderador do painel: Cenários para o Mercado Madeireiro local, regional, nacional e internacional, que acontece das 14h30min às 16h. Também integram a programação da tarde as palestras: Desdobro de madeiras através de serrarias móveis, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Washington Luiz Esteves Magalhães; e Reflorestamento no Alto Uruguai Gaúcho, com engenheiro florestal Roberto Ferron.
Das 16h15min às 16h30min, será apresentada proposta para a cadeia do reflorestamento e móveis do Alto Uruguai, por Adelino Collet, da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai. Em seguida, das 16h30min às 17h30min, tem apresentação de produtos para exportação, pelo engenheiro florestal Leonel Freitas Menezes, vice-presidente da Associação dos Engenheiros Florestais. O evento encerra às 18h.
(Governo do Rio Grande do Sul, 25/03/2008)