O Rio Grande do Sul e o Canadá deverão se tornar parceiros em iniciativas que associem agronegócio e meio ambiente e em projetos de formação de jovens no meio rural. As possibilidades de intercâmbio foram tratadas durante encontro da governadora Yeda Crusius, nesta terça-feira (25), com o ministro da Agricultura, Alimentação e Iniciativas Rurais da província de Manitoba, no Canadá, Barry Todd.
"Estamos em um ciclo que leva a fazermos da agricultura uma ligação primeira com a saúde. O que produzirmos terá de ser em nome de uma economia mais desenvolvida e de uma população mais saudável", disse a governadora de Winnipeg, capital de Manitoba, que foi declarada província irmã do Rio Grande do Sul na segunda metade dos anos 1990.
Em reunião de Yeda Crusius com empresários e investidores canadenses, ficou definido também que uma comitiva de Manitoba participará da Expointer 2008, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Há dez anos o Canadá não é representado no evento. Ficou estabelecido ainda que o Rio Grande do Sul, de agora em diante, será porta de entrada a empreendedores canadenses interessados em negócios com o Brasil.
A agenda da governadora desta terça-feira inclui reuniões com o governador de Manitoba, Gary Doer, e os ministros de Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, Jim Rondeau, e da Saúde, Kerri Irving-Ross. "Vamos buscar intercâmbio e trocas de experiências em tecnologia da informação. E a saúde é um campo em que, acredito, também temos muita coisa em comum", disse Yeda nesta terça-feira à tarde.
Além de visitar a Universidade de Manitoba e o Richardson Centre for Functional Foods and Nutraceuticals (centro de pesquisas de produtos com propriedades nutricionais e farmacêuticas), a governadora ainda se encontrará com o ministro de Competitividade, Capacitação e Comércio, Andrew Swan.
(Governo do Rio Grande do Sul, 25/03/2008)