O setor de irrigação responde por 69% da água consumida no Brasil. As relações entre água e irrigação são foco de acordo de cooperação técnica que será assinado amanhã (25/3), às 16h, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.
O acordo trata da definição, planejamento, coordenação e execução de estudos, levantamentos, pesquisas, planos e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico no âmbito dos recursos hídricos, irrigação, agricultura, pecuária, silvicultura e demais áreas afins. Ele contempla ainda áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia de alimentos.
A idéia é unir esforços e desenvolver ações comuns para gerenciar melhor o uso da água no Brasil. No País, há aproximadamente 3,5 milhões de hectares irrigados, o correspondente a cerca de 6% da área plantada. Em contrapartida, a produção advinda da irrigação é responsável por 35% da renda gerada pela agricultura. Esses números são modestos ao se considerar que o Brasil possui mais de 20 milhões de hectares irrigáveis.
Mapa da irrigação
Distribuição da irrigação no Brasil por região
Sudeste: 29%
Sul: 38%
Nordeste: 21%
Centro-Oeste: 9%
Norte: 3%
Fonte: Fatos e Tendências – Água (2006)
Outorgas
No que concerne ao número de outorgas emitidas pela União e estados, em águas superficiais e subterrâneas, até 2004, o volume 4 do Caderno de Recursos Hídricos da ANA revela que o consumo humano responde pelo maior número de autorizações emitidas; e a irrigação, pelas maiores vazões outorgadas.
Serviço
Assinatura do acordo de cooperação técnica entre Embrapa e ANA
Quando: 25 de março, às 16h
Onde: Parque Estação Biológica (PqEB), Av. W3 Norte (final), Ed.Sede da Embrapa, Brasília
(
Assessoria de Comunicação – ANA, 24/03/2008)