O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB) participou nesta segunda-feira (24/03), no Palácio Piratini, da solenidade de entrega dos certificados “Amigos da Água 2008” a dez instituições e personalidades que se destacaram pelo trabalho realizado no uso racional e sustentável da água. O ato, que foi conduzido pelo governador em exercício, Paulo Afonso Feijó, integra as comemorações do Dia Internacional da Água, ocorrido no sábado (22).
Segundo o presidente, a questão do uso racional da água deve ser um dever de todos e matéria obrigatória nas escolas como educação ambiental. “Para que possamos comemorar no futuro um mundo mais habitável, com o meio ambiente preservado, com os rios de água potável, devemos educar nossas crianças hoje para que elas tenham a consciência de que a água é um bem finito e, se não cuidarmos dela e dos mananciais hídricos, não haverá o suficiente no futuro. Preservar a água é preservar a vida”, destacou Alceu Moreira.
O deputado disse ainda que este tipo de ato serve de incentivo àqueles que lutam no dia-a-dia por uma melhor qualidade de vida dos gaúchos e de exemplo para que outros tantos possam fazer parte desta ação de defender a natureza das agressões diárias feitas pela mão do homem.
Premiados com o Mérito Amigos da Água – Edição 2008:
Walter Arns, de Uruguaiana, produtor rural;
Federacite e Getúlio Marcantonio, de Porto Alegre;
Clube dos Amigos da Terra de Ibirubá;
Associação dos Irrigantes de Cruz Alta;
Nério Alba, de Relvado;
Valter José Pötter, de Dom Pedrito;
Antônio Bernardi, de Caxias do Sul;
Reimar Carlesso, de Santa Maria;
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (que envolve Santana do Livramento, Lavras do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Rosário do Sul e Cacequi) e
Marinei Rupert, de Fortaleza dos Valos.
(Por Mauro Moraes,
Agência de Notícias AL RS, 24/03/2008)