Comunicação Social abre o 5º fórum
Estabelecer uma plataforma de debates que permita que as discussões evoluam para ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Foi assim que o presidente do 5º Fórum Mundial de Comunicação Social, Alexandre Skowronsky, descreveu ontem (24/3) o evento, que será realizado hoje, durante todo o dia, na PUCRS. Segundo Skowronsky, o tema do fórum deste ano, 'Ações de Sustentabilidade Ambiental', visa destacar não só as iniciativas que já vêm sendo realizadas, mas também aquelas em projeto. 'Queremos também ter informações a respeito do que ainda pode ser feito', resumiu o presidente.
As declarações foram feitas durante a divulgação dos ganhadores dos prêmios do 5º fórum, que ocorreu ontem pela manhã na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Ao todo, o Prêmio Reportagem Social Latino-americano em Jornais e Revistas, iniciativa da ARI e da Associação Latino-americana de Agências de Publicidade (Alap), e que teve como tema a preservação ambiental, recebeu inscrições de 81 trabalhos. Foram cinco os vencedores.
Ainda durante a divulgação dos ganhadores, o presidente da ARI, Erci Torma, lembrou que a inovação do prêmio foi o fato de os trabalhos terem sido inscritos não pelos jornalistas, mas pelos leitores. Segundo ele, a formatação buscou incentivar a leitura de jornais e revistas. O fórum hoje terá painéis sobre a contribuição da mídia para a sustentabilidade, o direito ambiental, o consumo e a preservação do meio ambiente, e a conscientização sobre questões ambientais através da mídia.
A abertura será às 8h30min, no Salão de Atos da PUCRS. As inscrições pela Internet já foram encerradas. Há possibilidade de elas serem realizadas hoje, mas estão sujeitas à disponibilidade de vagas. Mais informações disponíveis em www.forumcomunicacao.com.br.
(Correio do Povo, 25/03/2008)