O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, declarou que o plano nacional de revitalização das bacias hidrográficas brasileiras deverá ser desenvolvido em 2008. Ao discursar hoje (24/03) na sessão solene em comemoração do Dia Mundial da Água (22/3), Chinaglia disse que outro instrumento que deverá ser aplicado para melhorar as condições dos mananciais brasileiros é a PEC 524/02, que cria fundo de revitalização do rio São Francisco. O presidente da Casa disse que ela deve "preceder ou, no mínimo, acompanhar" as obras de transposição do rio.
Chinaglia apresentou uma série de indicadores para demonstrar a situação "preocupante" dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. Ele lembrou que, apesar de o Brasil possuir cerca de 11,5% da água doce do mundo, ela está distribuída de forma desigual pelo território. "Cerca de 70% da água disponível estão na Amazônia, região onde vivem 7% dos brasileiros, enquanto o Nordeste, com 28% da população, possui apenas 3% das nossas reservas hídricas. Há muita água, mas submetida a uma oferta desigual, o que aumenta a responsabilidade quanto à utilização do recurso", declarou.
Ele também citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que registram mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sem acesso a água limpa para viver, situação que deverá ficar mais drástica em 20 anos, quando 66% da população mundial poderão ficar na mesma situação.
(
Agência Câmara, 24/03/2008)