A cerimônia de lançamento do programa Casa Iluminada ocorreu na tarde de ontem na Praça Dr. Pio e contou com a presença do diretor de distribuição do grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, do gerente da empresa em Rio Grande, Álvaro Azambuja e de autoridades locais. No centro do largo, a empresa instalou um quiosque para atendimento aos clientes que foram selecionados no projeto. O posto de trocas prestará atendimento das 8h às 19h.
O projeto que prevê a troca de aproximadamente 25 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de 20 watts, com reator eletrônico integrado. Nesta etapa, o público beneficiado pelo projeto será a comunidade que possui ligação monofásica e apresenta um baixo consumo de energia elétrica.
O diretor de Distribuição do grupo CEEE lembrou as vantagens da utilização deste tipo de lâmpada, que proporciona uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica. Segundo ele, essas lâmpadas duram até oito vezes mais que as comuns e possui luminosidade equivalente a uma incandescente de 100 watts. "No caso de uma de 60 watts, a redução é de 67 %", salientou.
O deputado federal Cláudio Dias, presente na cerimônia, destacou a importância do projeto de cunho social. "Ele ajuda a população de baixa renda, além de outros setores também serem beneficiados", afirmou.
Para a dona-de-casa Rosa Kisner, que aguardava na fila para fazer a troca das lâmpadas, o programa da empresa beneficia a população. "Com essas duas, agora, tenho quatro lâmpadas fluorescentes na minha casa. Vale muito a pena", destacou.
A aposentada Eloadir da Silva comentou que a economia é notável no final do mês com a troca das lâmpadas. "Tenho na cozinha, no quarto e na sala. Diminui a conta", disse.
Projeto
Além desse programa, a CEEE D está executando, desde janeiro último, uma ação específica junto às prefeituras, Hospitais, Unidades de Saúde, Escolas e Órgãos Públicos, visando à eficientização energética dessas unidades de serviço e a conseqüente redução do consumo de energia elétrica. O trabalho beneficia 13 hospitais e 54 escolas em diversas cidades do Estado, cujos recursos de R$ 3,9 milhões estão sendo aplicados na modernização dos prédios e podem representar uma economia mensal, especificamente no gasto com a iluminação, de 25% a 30%.
A atividade consiste na troca de reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes, incluindo a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, além da alteração de bombas e motores no caso das estações de bombeamento de água.
Essas ações do Grupo CEEE atendem a Lei 9.991, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que define o percentual de 0,5% da receita operacional líquida para ser aplicado em projetos de eficiência energética (combate ao desperdício de energia elétrica). No Grupo CEEE, a coordenação desses projetos é do Departamento de Meio Ambiente e Eficiência Energética. No Município, o trabalho será realizado na Santa Casa do Rio Grande, num investimento superior a R$ 217 mil.
(Por Gabriela Torales, Jornal Agora, 25/03/2008)