Discutir a relação do revezamento de trânsito, proposto recentemente na Câmara Municipal de Porto Alegre, com a sustentabilidade urbana é uma das propostas do Seminário Nacional de Gestão Sustentável, que ocorre de 26 a 28 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Na opinião do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, o assunto deveria estar permanentemente em pauta, não apenas abordado em campanhas específicas. Coordenador do seminário, Moesch acredita que o rodízio nos transportes vai incentivar a conscientização sobre sustentabilidade nas cidades. "A cidade precisa pensar e debater mais o uso do carro e a maneira de fazê-lo", avalia.
Ambiente
A repercussão da proposta de rodízio vai além da questão dos congestionamentos, podendo colaborar inclusive para soluções de problemas urbanos e ambientais. Entre os benefícios trazidos pela medida estão a redução de emissões de gás carbônico na atmosfera, a maior busca por transportes alternativos, como caronas e bicicletas, e a diminuição de acidentes nas vias públicas.
Além do trânsito, questões como licenciamento ambiental, mudanças climáticas, participação e controle social e construção sustentável estarão em pauta durante o Seminário Nacional da Gestão Sustentável dos Municípios, que ocorre no prédio 40 da PUCRS.
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/03/2008)