O governador em exercício Paulo Afonso Feijó entregou nesta segunda-feira (24) os certificados "Amigos da Água 2008" a dez instituições e personalidades distinguidas pelo uso racional e sustentável da água. O ato integra as comemorações do Dia Internacional da Água, ocorrido no sábado (22).
Feijó lembrou a eficácia da atuação governamental nesta área e a decidida atuação dos agraciados. "Quero deixar meu cumprimento a todos que são sinônimos de bom trabalho e de um futuro promissor para nosso Estado", afirmou, logo após receber o certificado especial destinado à governadora Yeda Crusius, que se encontra em missão oficial no exterior.
Getúlio Marcantonio, da Federacite, falou em nome dos premiados e lembrou que, embora as dificuldades enfrentadas pelo Estado, o governo soube iniciar um intenso trabalho de racionalização de recursos hídricos. "Agradeço a homenagem e desejo que outros possam, nos próximos anos, serem lembrados por seu esforço de preservar a água, preservar a vida através da produção de alimentos", disse.
Premiação
Os destacados foram escolhidos pelas secretarias do Meio Ambiente e extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, com base em levantamento feito em todo o Estado.
O Mérito Amigos da Água – Edição 2008 foi entregue para as seguintes pessoas e entidades:
Walter Arns, de Uruguaiana, produtor rural, que junto ao cultivo de arroz, produz sementes e se destaca pelo trabalho em pastagens irrigadas;
Federacite e Getúlio Marcantonio, de Porto Alegre: a instituição é referência na pecuária e agricultura através da difusão e troca de experiências técnicas e Marcantonio, homenageado como homem público, legislador e autor de obras sobre armazenamento de água em propriedades rurais;
Clube dos Amigos da Terra de Ibirubá, representado por Gilmar Brinholi, se destaca pelo trabalho na preservação da água em solos protegidos pela palha;
Associação dos Irrigantes de Cruz Alta, que valorizam o uso de pivôs na produção agrícola, garantindo produção mesmo em períodos de estiagem.
Nério Alba, de Relvado, que com seu esforço pessoal, garante a produção avícola mesmo em uma região de topográfica acidentada e com déficit hídrico no verão, através do uso de cisternas.
Valter José Pötter, de Dom Pedrito, pelo pioneirismo e esforço que fazem da Estância Guatambu exemplo na produção de arroz, milho, soja sementes forrageiras, junto a um plantel de gado Hereford. Destaca-se o uso rotineiro de irrigação na propriedade.
Antônio Bernardi, de Caxias do Sul, exemplo típico de bons resultados na agricultura familiar. Em 65 hectares utiliza irrigação por aspersão e gotejamento em fruticultura.
Reimar Carlesso, de Santa Maria, criador do Sistema Irriga na Uniersidade Federal que, em dez safras, atingiu vários pontos do Estado e até mesmo nos países do Prata, garantindo preservação ambiental através da redução do consumo agrícola de água.
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, que envolve Santana do Livramento, Lavras do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Rosário do Sul e Cacequi, atingindo 6% de área do Estado, incluindo 120 mil há de arroz irrigado. Em 2004 teve seu enquadramento aprovado pelo Conselho de Recursos Hídricos.
Marinei Rupert, de Fortaleza dos Valos, homenagem às mulheres trabalhadoras da zona rural que utilizam água, preservando o meio ambiente e interesses sociais de suas comunidades (a produtora não esteve presente ao ato de entrega dos diplomas).
(Sema, 24/03/2008)