Em 2008, a comemoração do Núcleo Amigos da Terra/Brasil vai acontecer junto com a celebração do início das obras da Nova Sede. Aos 44 anos o grupo começa a concretizar um sonho e vai contar com a presença de diversos atores da sociedade para apresentar o projeto de casa sustentável. Dentre as presenças, estarão o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch, o empresário do ramo da energia solar, Sr. Hans Dieter Rahn, as fundadoras da entidade, a imprensa, os sócios, os amigos, simpatizantes, parceiros e a comunidade local.
O Núcleo Amigos da Terra / Brasil (NAT) é uma entidade ambientalista gaúcha fundada como ADFG – Ação Democrática Feminina Gaúcha. A sua primeira sede própria vai ser construída a partir da reforma sustentável de um imóvel cedido pela Gerência Regional do Patrimônio da União em Porto Alegre. A sede abrigará também o Centro de Documentação Ambiental Magda Renner, com acervos do histórico do Movimento Ecologista Gaúcho e um Centro de Referência sobre Edificações Sustentáveis em Meio Urbano.
De acordo com a coordenadora Lúcia Ortiz, a comemoração será uma grande festa na calçada para que a comunidade conheça mais sobre a ONG, sobre o projeto da Sede e sobre como se pode contribuir para uma vida melhor na cidade. As atividades previstas incluem pronunciamento das autoridades, apresentação do projeto arquitetônico, canto coral, teatro, roda de samba, pintura do tapume da obra e bancas de produtos do movimento ambientalista e da economia solidária, como bolsas, camisetas, livros, mudas de plantas e alimentação.
O projeto arquitetônico tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) e foi amplamente debatido em espaços públicos junto à comunidade porto alegrense. As devidas licenças para a demolição seletiva (visando o reaproveitamento de materiais locais) e reforma da edificação original já foram obtidas. O processo de licenciamento do projeto de construção, que prevê uma série de técnicas inovadoras e conceitos de sustentabilidade e edificações em meio urbano, tramita agora na Secretaria municipal de Obras e Viação (SMOV). Mais informações sobre o projeto arquitetônico, com as etapas realizadas até o momento, podem ser encontradas no site www.natbrasil.org.br.
(Por Eliege Fante, Assessora de Imprensa NAT, 24/03/2008)