Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Frente Parlamentar Ambientalista promoverá uma série de atividades voltadas à discussão sobre o gerenciamento dos recursos hídricos, na Câmara dos Deputados
Com o tema "De olho na água", a programação começa na segunda-feira (24), às 10 hs, com uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A solenidade contará com a participação de representantes de comunidades tradicionais e de ONGs dedicadas ao desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Alto Tocantins. A homenagem será enriquecida com a apresentação do coral da Escola das Nações.
Durante o evento será lançado o "Jogo da Água", desenvolvido pelo site infantil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho www.plenarinho.gov.br. Nele as crianças são apresentadas a oito situações do dia-a-dia que envolvem o uso da água. No passatempo virtual elas aprendem como proceder de forma econômica na hora de escovar os dentes, tomar banho e lavar a bicicleta, por exemplo.
Na quarta-feira (26) às 8h acontece no restaurante do 10º andar do Anexo IV, o Café da Manhã com o tema: Gestão e Conservação da Água no Brasil: Avanços e desafios na promoção do desenvolvimento do país e a relação com as eleições 2008.
Neste evento, aberto a jornalistas, e que contará com a participação de integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista e das ONGs SOS Mata Atlântica e a Mãe Terra, será feita a distribuição da Rádio Novela "O Caminho das Águas", produzida pela Rádio Câmara, que conta a história de moradores de um lugarejo às margens de um rio que sofrem as conseqüências da poluição das águas e do desmatamento na região.
Também na quarta-feira (26), deputados e representantes de entidades que atuam na defesa dos mananciais se reúnem em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, a partir das 10 horas. O debate terá a participação do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica; do coordenador-geral das Assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Felix Domingues; e do Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio.
EcoCâmara
Criado em 2003, o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - EcoCâmara desenvolve várias ações focadas na utilização eficiente de água nas edificações da Casa. A mudança na rotina de limpeza do espelho d´água foi uma das providências adotadas e gera, em média, a economia de 36 milhões de litros, o equivalente a R$ 300 mil por ano. Em seguida foi dado início à reforma dos banheiros, com o propósito de adaptá-los com dispositivos automáticos e redutores de consumo hídrico.
Outras medidas serão implementadas no curto e médio prazo. No rol das intervenções de curto prazo, destaca-se a aquisição de filtros de água potável em todos os edifícios da Casa, que substituirá o consumo com água mineral. Adotando essa ação, espera-se alcançar uma economia financeira de adicionais R$ 300 mil por ano, além da ambiental com a total eliminação do uso de garrafas plásticas.
(Agência Câmara /
Agua Online, 23/03/2008)