Medida visa diminuir poluição ambiental e visual
Dentro de um trabalho contínuo de preocupação com a limpeza pública, a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas, em parceria com a Conesul – empresa responsável pela coleta do lixo – realizou, durante a semana, a limpeza de alguns pontos críticos da cidade. O trabalho é feito além da coleta, que acontece diariamente no centro, e três vezes por semana nos bairros.
As atividades têm o foco principal na limpeza de terrenos baldios e em ruas com pouco movimento, onde o lixo é posto solto pela população e acaba se acumulando. Nesta semana, três locais foram visitados: a rua Otávio Santos, que liga o bairro Floresta ao bairro Santa Cecília, a estrada do Higienópolis, e o corredor da ponte no Anel Rodoviário.
Segundo Ivan Pinheiro, coordenador de obras e serviços da Smau, esse serviço é realizado constantemente em diversas localidades da cidade, como a região da Balança, Vila Rosane, Loteamento Pacheco, região da Panela do Candal e proximidades da Cohab.
O secretário municipal de Atividades Urbanas, Elói Thomas, pede para que a população tenha a preocupação de não colocar o lixo nas ruas e em terrenos baldios, já que, além de prejudicar o meio ambiente, também gera poluição visual.
Pinheiro destaca que o município tem preocupação com o problema do lixo, e hoje faz parte de um seleto grupo de menos de 10% de cidades brasileiras que possuem um aterro sanitário. Além disso, mais de 95% da zona urbana é coberta pelos serviços de coleta de resíduos sólidos.
(Jornal Minuano, 21/03/2008)