No próximo dia 26, Salvador se transformará na capital brasileira dos recursos hídricos. Isso porque, pesquisadores, ambientalistas de diversas áreas, estudantes, gestores públicos, universitários e membros da organização não-governamental, Grin9, discutirão um dos principais problemas ambientais do mundo no encontro "Água e Mudanças Climáticas", que ocorrerá a partir das 14 horas, na Escola Politécnica da UFBa. O evento, que é aberto ao público, contará, ainda, com palestras, debates, mesa-redonda, oficinas, exibição de filmes e o lançamento do livro "Pense Verde em Quadrinhos".
De acordo com a Coordenadora Geral da Grin9 e organizadora do evento, Celene Brito, o encontro é muito mais do que uma homenagem ao Dia da Água, celebrado desde 1993 em 22 de março. "A proposta é ampliar o debate e envolver escolas, universidades, empresários, gestores e a população sobre o uso indevido da água e a potencialização dos problemas de secas, escassez e enchentes, em decorrência das mudanças climáticas.
As tecnologias limpas estão sendo desenvolvidas, mas o gargalo maior ainda é a quebra de paradigma: precisamos nos convencer de que velhos hábitos são prejudiciais e que o consumo mais consciente poderá vir a estimular investimentos em tecnologias menos impactantes para todo o circuito produtivo. Ou seja, a população consciente poderá ser de grande influência em uma proposta de mudança”, afirma Brito.
Por isso, a utilização consciente da água e de todos os recursos naturais têm se tornado uma grande preocupação nas últimas décadas. "A tendência é que a demanda continue crescendo. O problema é que por causa do desperdício, da poluição e do desmatamento, que acelera o processo de assoreamento dos rios, a água se tornou o recurso natural mais ameaçado", acrescenta a engenheira sanitarista, destacando, ainda, que estudiosos explicarão como cada fator e as mudanças climáticas estão interferindo na qualidade, nos fenômenos e na vida útil da água, durante o evento, que recebe o apoio da UFBa e da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
LançamentoNo dia do encontro, às 16 horas, haverá o lançamento do livro "Pense Verde em Quadrinhos", que tem como proposta difundir informações sobre o meio ambiente, através de um formato mais jovem e até mesmo lúdico. "Há três anos, lançamos uma revista chamada Dona Verde, que fez o maior sucesso entre crianças e adultos. Agora, apostamos num livro em quadrinhos, como recurso paradidático, e, com isso, queremos disseminar a ciência, o meio ambiente e a ecologia através da arte e comunicação", explica a idealizadora do projeto, Celene Brito.
A obra poderá ser adquirida durante o evento, no valor de lançamento por R$ 15. Estudantes de 50 escolas públicas receberão um exemplar gratuitamente do livro, que conta com o patrocínio do Fundo de Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para participar do encontro é preciso fazer a inscrição gratuitamente, enviando dados cadastrais para o e-mail grin9@grin9.org.br. Mais informações: 71-34912584 ou 34912584.
(Jornal da Mídia. Adaptado por
Celulose Online, 24/03/2008)