(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
dia mundial da água abastecimento de água reúso da água
2008-03-24
No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Assembléia Legislativa faz um balanço sobre as ações parlamentares em defesa da preservação deste recurso natural. Desde o início da 52ª Legislatura, em 2007, tramitam na Casa 10 proposições que tem como tema principal o uso e a preservação da água. Além da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, outras três comissões temporárias realizaram trabalhos sobre o tema: a Comissão Especial sobre a Bacia dos Rios dos Sinos e Gravataí, a Subcomissão sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos e a Comissão Especial para Acompanhamento da Implementação do Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1992, o Dia Mundial da Água atende às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a Eco92. Desde 1993, os países celebram o dia 22 de março buscando refletir e propor soluções para os problemas referentes aos recursos hídricos. O tema deste ano é o saneamento básico.

Proposições
Atualmente tramitam na AL dez proposições que tem como tema principal o uso e a preservação da água. As matérias foram protocoladas pelos deputados da 52ª Legislatura, em 2007 e neste ano. Dois projetos de lei (PL) buscam facilitar o acesso das famílias de baixa renda à água tratada. Um deles, o PL 2/2007, de autoria do Raul Carrion, prevê o fornecimento de água a trabalhadores desempregados durante seis meses. Proposto pelo parlamentar Ronaldo Zülke (PT), o PL 113/2007 dispõe sobre o fornecimento mínimo de água às famílias de baixa renda, conforme Lei Federal nº 11.445.

Com o objetivo de incentivar o uso racional e aproveitamento da água, tramitam na AL seis projetos de lei. De autoria do deputado Raul Carrion, há o PL 5/2007, que institui no Estado a obrigatoriedade da instalação de medidores individuais de consumo de água em condomínios. De autoria do deputado João Fischer (PP), o PL 75/2007, cria no Rio Grande do Sul um programa de distribuição de descontos na fatura da CORSAN para quem economizar água. Também de autoria do deputado João Fischer, tramita na AL o PL 76/2007, que cria o programa de captação da água da chuva.

Para disciplinar o uso da água tratada, o parlamentar Giovani Cherini (PDT) propôs o PL 111/2007, que proíbe o uso de água tratada canalizada na lavagem de calçadas e veículos. Na mesma linha, o deputado Miki Breier (PSB) é autor do PL 466/2007, que obriga postos, lava-rápidos e transportadoras a realizarem o tratamento e a reutilização da água usada na lavagem dos veículos. O líder partidário do Democratas, deputado José Sperotto, protocolou o PL 84/2007, que institui a Política Estadual de Uso Racional e Eficiente do Abastecimento Público de Água.

O deputado Ronaldo Zülke protocolou duas matérias sobre o tema. Em 2007, o PL 213, que institui no Estado as agências de Região Hidrográfica, regulamentando o disposto no artigo 20 da Lei Estadual nº 10.350 de 1994. Neste ano, o parlamentar assina a proposta de emenda à constituição (PEC) 194/2008, que inclui na Constituição Estadual a água como serviço público essencial à vida, dentre outras providências.

Comissões
Para o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Alberto Oliveira (PMDB), o Dia Mundial da Água é um momento de reflexão sobre o valor inestimável desse bem natural. "Entendo que a melhor forma de comemorar a data é incentivar atitudes do dia-a-dia que colaboram para a preservação e economia da água". Quanto ao tema deste ano – o saneamento básico - Oliveira acredita que ainda há muito por fazer. "Nossa situação é muito precária nessa área no Estado. Não alcançamos os 12% em tratamento de esgoto, que acaba contaminando os rios. É um desafio. Quando o governo se propõe a implantar programas para, aos poucos, enfrentar essa questão, é um avanço", explica

Do ponto de vista do trabalho legislativo estadual, Oliveira considera que não há muito como avançar na legislação. "Diretamente a Assembléia não pode contribuir com essa legislação. Porque são leis e planos já criados que vão sendo aplicados aos poucos pelos órgãos dos Estados e municípios. Se analisarmos, por exemplo, o Estatuto das Cidades, o planejamento urbano dos municípios já prevê a criação da chamada "zona das águas" – mananciais que devem ser protegidos. O que a gente tem feito é mais no sentido de conscientização dos municípios na implantação dos Planos Diretores", explica.

No ano passado, a Comissão Especial sobre a Bacia dos Rios dos Sinos e Gravataí, presidida pelo presidente da Casa, deputado Alceu Moreira (PMDB), chegou a 23 recomendações de curto, médio e longo prazo para resolver os problemas das bacias. Segundo Moreira, os estudos concluíram que não há proporcionalidade entre o custo financeiro e o benefício envolvido na recuperação dos mananciais."O que custa muito pode resolver pouco, o que custa pouco pode resolver muito. É possível melhorar a condição dos rios em 50% com 18% do custo total. Se tivéssemos aplicado esta técnica não teriam morrido toneladas de peixes em 2006", diz.

Moreira destaca ainda que a situação das bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí precisa ser tratada de forma integrada e sistêmica. "Não dá para tratar uma bacia com cada prefeito tratando do limite geográfico do seu município, com os seus problemas". E acrescenta: "precisamos construir um grupo de trabalho interdisciplinar, de todas as partes envolvidas, para aproveitar todos os indicadores da comissão e começar a transformar tudo isso em pressão, demanda e política pública".

Coordenada pelo deputado Daniel Bordignon (PT), em 2007, a Subcomissão sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos realizou um diagnóstico sobre a atual situação do Plano, que deverá ser concluído neste ano e enviado à Assembléia para a apreciação dos deputados. O Plano tem como objetivos conhecer a situação atual dos recursos hídricos e consolidar os instrumentos de gestão; garantir a participação social, através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e informar a sociedade sobre as mudanças necessárias para garantir o crescimento social e econômico do Estado.

De acordo com Bordignon, a subcomissão deverá subsidiar os deputados com informações para que possam apresentar sugestões e votar com conhecimento sobre o assunto. "O Plano envolve aspectos técnicos e questões relacionadas à qualidade de vida", argumentou. Na sua avaliação, é imprescindível uma discussão profunda em torno do tema pela Assembléia e pelas comunidades. "O Plano mostra a necessidade dos recursos hídricos e o seu correto manejo para o desenvolvimento social, econômico e sustentável", completou.

Aprovado nesta quarta-feira (19) em plenário, o relatório da Comissão Especial para Acompanhamento da Implementação do Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), traz recomendações para o planejamento das ações na Bacia do Rio dos Sinos, quanto ao tratamento dos resíduos sólidos e ao programa de educação ambiental a ser executado pelo consórcio que reúne 20 dos 32 municípios da região. "Queremos, com isso, iniciar um forte movimento de recuperação do Rio dos Sinos nos próximos anos. É nossa intenção chegar à 60% da vida do rio recuperada por todo esse trabalho".

Segundo Zülke, a implantação de consórcios de saneamento nas bacias hidrográficas é uma iniciativa inédita no Estado, que deve ser estendida a outras regiões. "Os problemas são comuns e, por isso, exigem uma intervenção articulada e conjunta. Hoje os municípios estão com uma dificuldade muito grande de viabilizar recursos para o desenvolvimento desse programas. Daí então a importância da figura do consórcio. Se um município isoladamente não pode captar o recurso, em conjunto eles tem essa possiblilidade". O parlamentar acrescenta que já foram disponibilizados recursos do governo federal para a implantação do consórcio da Bacia do Rio dos Sinos.

Situação do Estado
Segundo o Atlas Socieconômico do Rio Grande do Sul, organizado pela Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão desde 1998, o território do Estado possui 3 grandes bacias hidrográficas: a Bacia do Uruguai, da qual faz parte a Bacia do Rio da Prata e abrange cerca de 57% da área total do Rio Grande do Sul; a bacia do Guaíba com 30% do total e a Bacia Litorânea com 13% do total.
O uso do solo da Bacia do Uruguai está vinculado principalmente às atividades agropecuárias e agroindustriais. Já a Bacia do Guaíba apresenta áreas de grande concentração industrial e urbana, sendo a mais densamente povoada do Estado, além de sediar atividades diversificadas incluindo indústria, agropecuária e agroindustria, entre outras. A terceira bacia, a Litorânea, tem o uso do solo vinculado às atividades agropecuárias, agroindustriais e industriais.

De acordo com o documento, muitos são os problemas ambientais ocorridos nessas bacias, resultantes, na sua maioria, das formas de apropriação e uso que a sociedade faz dos recursos naturais. São situações comuns às três bacias o despejo de efluentes domésticos, industriais e agroindustriais nos cursos d´água sem tratamento; o desmantamento; a contaminação do solo e da água por agrotóxicos e insumos químicos, e as enchentes períodicas. Também são considerados problemas graves a poluição do ar, o manejo inadequado de resíduos sólidos urbanos e industriais, o assoreamento dos cursos d´água, a erosão do solo agrícola e o transporte de cargas perigosas.

Uma ação que vem alcançando importantes avanços é a gestão dos recursos a partir da instalação dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. O trabalho destes órgãos tem como objetivo definir instrumentos de planejamento e gestão dos recursos hídricos, promovendo sua recuperação e conservação. Das 23 sub-bacias do Estado, 16 já contam com Comitês instalados e operantes, 4 apresentam comissões provisórias e 4 são bacias compartilhadas que necessitam tratamento especial.

(Por Vanessa Canciam, Ass. Legislativa RS, 22/03/2008)

desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -