O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), em visita aos vereadores de Canoas, na quarta-feira (19/03) à noite, destacou a importância de uma agenda comum dos legislativos que integram a região metropolitana de Porto Alegre. Observou que existem vários problemas comuns a serem enfrentados como a questão ambiental. “Não adianta despoluirmos o Guaíba se os afluentes continuarem poluídos. Temos que encontrar solução para o lixo. Não temos aterro sanitário”.
Melo sugeriu como um dos temas comuns a serem enfrentados a mobilidade urbana: "Sem dúvidas, este é uns dos principais desafios a serem tratados”. Lembrou também que a situação da BR-116 que liga Porto Alegre a diversos municípios da Região Metropolitana é inaceitável. Disse que, em Porto Alegre, uma frota superior a 600 mil veículos divide espaço com cerca de oito mil carroças. “É urgente o metrô. Parece que todos estão amadurecendo. O foco não deve ser a política, mas o cidadão”.
O vereador convidou os representantes da Câmara de Canoas a participar, no dia 28, às 10h, para a primeira reunião com a presença de representantes de todos os Legislativos da Grande Porto Alegre para discutir uma pauta aberta a qual, depois dos debates, seja elaborada uma agenda única. "Considero proveitoso, também, a realização de encontros rotativos, tendo a cada reunião uma cidade-sede diferente para descentralizar as discussões", explicou aos vereadores na Câmara Municipal de Canoas, presidida por Aloísio Bamberg (PSDB).
(Por Vítor Bley de Moraes,
Câmara Municipal de Porto Alegre, 20/03/2008)