(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
dia mundial da água
2008-03-21

Neste 22 de março comemora-se o Dia Internacional da Água. Além disso, 2008 foi escolhido pela ONU como o ano internacional do saneamento. Para marcar a data, pululam pelo Brasil manifestações e eventos promovidos por órgãos públicos e entidades do terceiro setor (confira algumas delas no final da matéria).

À parte dessas iniciativas de validade incontestável, o brasileiro, em geral, comporta-se de forma alheia a um problema mundialmente reconhecido: a escassez desse recurso essencial à vida. Por aqui, o desperdício ainda impera, apesar de, justiça seja feita, legislações em todas as esferas de governança terem avançado no sentido de racionalizar o consumo.

Pesquisa recente da H2C - Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água – detectou que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde. A OMS recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média. 

De acordo com a consultoria, faltam políticas globais de incentivo ao uso racional da água e as iniciativas existentes estão sempre voltadas para o aumento da produção de água, e não para a diminuição do consumo.

"Até quando vamos deixar as campanhas  de uso racional da água nas mãos das concessionárias?”, questiona Paulo Costa, consultor e especialista em projetos de  Uso Racional da Água da H2C. “Isso é contraditório, porque o negócio delas é vender água, assim, quanto maior o consumo e, por decorrência, a venda de água, mais as concessionárias lucram".

O Brasil tem vários bons exemplos em que se espelhar. "Programas racionalizadores do uso da água foram  empregados com sucesso por cidades como Nova York e Austin, nos EUA, e  Cidade do México", relata Paulo.

A Prefeitura de Nova York, especificamente, implementou um programa de incentivo à substituição de equipamentos por outros mais econômicos. O programa, efetivado de 1994 a 1996, investiu cerca de 240 milhões de dólares estimulando a troca de bacias e válvulas sanitárias, permitindo a economia de 288 milhões de litros por dia. Os consumidores passaram a  economizar até 35% na sua conta de água mensal.

Além disso, os técnicos  da prefeitura nova-iorquina constataram também que conservar/economizar 100 milhões de litros de água, por exemplo, sai até um quarto do custo exigido para captar, tratar e distribuir igual volume de água. Ou seja, ficou claro que é muito mais barato racionalizar do que aumentar a produção (confira no final da matéria os dez mandamentos da H2C para que o cidadão economize água). 
 
Distribuição

Das águas da Terra, apenas 2,5% são doces e,  destas, mais de dois terços não estão disponíveis para consumo humano. O  Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo, porém mais da  metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país. 

Essa situação faz com que metrópoles dos estados do Sul, Sudeste e  Nordeste brasileiros sejam obrigadas a buscar água em mananciais cada vez mais distantes, devido à poluição das águas por dejetos humanos e  industriais e ao assoreamento de rios, lagos e represas, a um custo que  aumenta exponencialmente e com danos ao meio ambiente. Cada nova represa  e reservatório de água provoca desmatamento e, assim, contribui para  diminuir o ciclo das chuvas e a quantidade de água doce disponível  nessas regiões. 

Para o consultor Paulo Costa, o problema vem de cima. "Se os prédios públicos, as escolas e hospitais adotassem medidas racionalizadoras, seria, além de um belo  exemplo para a sociedade, uma economia gigantesca no gasto da água”, diz.

Além disso, com o dinheiro economizado, esses órgãos poderiam investir em  campanhas de conscientização através de ações educativas junto à  comunidade, esclarecendo sobre as maneiras de evitar o desperdício, as  formas de economizar e as fontes alternativas para a captação de água, bem como a diferenciação dos usos, visto que, para algumas  atividades não há necessidade de utilização de água tratada. 

É aí que entra outro componente marcante do desperdício. O engenheiro Paulo Schaefer, diretor comercial da empresa AcquaSave, acredita que, aos poucos, o brasileiro está entendendo que a água que cai nos telhados deve ser mais bem aproveitada antes de sumir pelos ralos.

“Há cinco anos, falar em aproveitamento de água de chuva no Brasil era coisa só para ecologistas; hoje é uma realidade, e as empresas e pessoas físicas já constroem pensando neste uso. O desperdício habitual precisa dar lugar ao uso inteligente da água”, afirma Schaefer. 

Alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná estão adotando ou já implantaram a lei de retenção da água de chuva como medida para amenizar os impactos causados pela impermeabilização do solo urbano, que impede que a chuva se infiltre no solo ou evapore. 

O sistema Acquasave de aproveitamento de água de chuva já foi implantado em diversos complexos como o aeroporto Santos Dumont e o estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel Guarujá (SP), e em diversos hotéis da rede Íbis.

Disponível para uso residencial, em condomínios, galpões e fábricas, o sistema viabiliza que as águas de chuva captadas possam ser utilizadas na higienização de bacias sanitárias, limpeza de pisos, lavagem de carros e outras atividades que não exigem água potável. Segundo estatísticas, essas ações representam cerca de 50% do consumo das águas nas cidades.  

“O aproveitamento e o manejo correto da água de chuva e a instalação de telhados verdes são passos importantes para compensar os efeitos da impermeabilização crescente nas cidades”, afirma Jack Sickermann, especialista em aproveitamento de água de chuva. 

Dessa forma, a água de chuva não corre pelas ruas, não carrega lixo nem poluentes, evitando doenças e amenizando os impactos sobre as cidades.

Dez mandamentos da economia de água
 
1 - Quando estiver lavando pratos com a mão, não deixe a água escorrer enquanto enxaguando. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar.

2 - Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

3 - Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar suas calçadas e economize água, tempo e dinheiro.

4 - Se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque-o por um mais eficiente.

5 - Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2  minutos e você economizará até 540 litros de água por mês.

6 - Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina.

7 - Feche a torneira enquanto escova os dentes e economize até mil litros de água por mês.
 
8 - Feche a água enquanto você ensaboa seus cabelos e economize até 500 litros de água por mês.

9 - Feche a torneira enquanto faz a barba e economize até mil litros de água em um mês.

10 - Lave seu carro sobre o gramado e você molhará a grama ao mesmo tempo. 

Eventos comemorativos pelo país

Ministério do Meio Ambiente

Nessa segunda-feira, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, participa de evento na Câmara dos Deputados.

De segunda a sexta-feira, acontece, no hall de entrada da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), uma mostra sobre a Temática da Água. A exposição exibirá fotos, poesias e desenhos relativos aos recursos hídricos, feitos por servidores e funcionários da SHRU. Também estarão em exposição a maquete Aqüífero Guarani e o trabalho do fotógrafo Seiten Miyake, com o tema "A Beleza da Água: em busca da preservação do meio ambiente".

Na terça-feira 25, às 9h30, no auditório do MMA, debate sobre  "O planejamento de recursos hídricos e a Política Nacional de Mudanças do Clima: desafios e interfaces".

Na quinta-feira 27, durante a XIX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), haverá o lançamento das atividades comemorativas aos 10 anos de sua instalação com resgate da memória do CNRH, por meio de fotos e reportagens, sessão de artigos sobre os 10 anos do CNRH e concurso para escolha de sua logomarca. Na mesma data, vai acontecer o lançamento dos resultados do I Seminário de Recursos Hídricos no Ambiente Urbano e o lançamento da quinta edição do Conjunto de Normas Legais, além da inauguração do auditório do Conselho.

Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira, às 10h, sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, conduzida pelo presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV/MA), com a participação de representantes de comunidades tradicionais e de ONGs dedicadas ao desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Alto Tocantins. A homenagem será enriquecida com a apresentação do coral da Escola das Nações.

Durante o evento será lançado o "Jogo da Água", desenvolvido pelo site infantil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho (www.plenarinho.gov.br). Nele as crianças são apresentadas a oito situações do dia-a-dia que envolvem o uso da água. No passatempo virtual, as crianças aprendem como proceder de forma econômica na hora de escovar os dentes, tomar banho e lavar a bicicleta, por exemplo.

Na quarta-feira às 8h, no restaurante do 10º andar do Anexo IV, Café da Manhã com o tema Gestão e Conservação da Água no Brasil: Avanços e desafios na promoção do desenvolvimento do país e a relação com as eleições 2008. No evento, aberto a jornalistas e com participação de integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista e das ONGs SOS Mata Atlântica e Mãe Terra, será feita a distribuição da Rádio Novela "O Caminho das Águas", produzida pela Rádio Câmara, que conta a história de moradores de um lugarejo às margens de um rio que sofrem as conseqüências da poluição das águas e do desmatamento na região.

Também na quarta-feira, deputados e representantes de entidades que atuam na defesa dos mananciais se reúnem em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, a partir das 10 horas. O debate terá a participação do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica; do coordenador-geral das Assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Felix Domingues; e do cordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio.

SOS Mata Atlântica

Na quinta-feira 27, em Diadema (SP), acontece o seminário Billings - uma parceria da SOS Mata Atlântica, Comunidade Cidadã, Associação Jardim Gaivota, Vento em Popa, Rede Grajaú e Instituto Socioambiental (ISA).
Para finalizar as ações em São Paulo, no dia 30, na represa Billings, será organizado um mutirão com a SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental, Associação de Moradores do Gaivota , Rede Grajaú e Comunidade Cidadã.

Em Maceió (AL), será dado início ao projeto “Observando a Bacia do Jacarecica” e a realização da oficina de capacitação e formação dos grupos de monitoramento da qualidade da água, em dez pontos de coleta de águas de rios e nas lagoas das bacias, no dia 27. O projeto é resultado de uma parceria entre a Coca-Cola Brasil e SOS Mata Atlântica, que reunirá em rede socioambiental representantes de 20 bacias hidrográficas de diferentes estados do Brasil.

Projeto Nego D’Água

Em Palmas (TO), o projeto Nego D’Água - iniciativa da TNC (The Nature Conservancy), Gaia (Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia), Facto (Faculdade Católica do Tocantins) em parceria com o MPE-TO (Ministério Público do Estado do Tocantins), com apoio financeiro da Investco e Celtins - participará das comemorações realizando atividades durante os dias 28 e 29 de março, na Graciosa, próximo ao posto de trabalho do Naturatins.

Nesses dias, estudantes da rede pública e particular do ensino fundamental de Palmas irão visitar o Barco Nego D’Água e fazer um passeio pelo lago onde serão apresentadas palestras sobre o rio Tocantins, formação do reservatório, além de noções sobre preservação do meio ambiente e tratamento da água. Haverá também a exposição fotográfica “A Educação pela Água”, com fotos que mostram o processo histórico de formação do lago. Serão realizadas também atividades lúdicas (teatro, brincadeiras), aula de canoagem e mutirão de limpeza no entorno da praia.

Semana da Água em Salvador
 
 A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promovem uma série de atividades. O objetivo é chamar a atenção sobre a água enquanto bem escasso no mundo e despertar a reflexão da sociedade sobre a importância do cuidado e conservação da água nas atitudes cotidianas e a necessidade de proteção dos mananciais. 

A atividades começam na segunda-feira, às 19h, com a abertura da exposição do fotógrafo Álvaro Villela, no Espaço Gourmet, do Salvador Shopping. Em cartaz até o dia 29, a exposição denominada de "Povo dos Rios" retrata, em preto e branco, cenas do dia-a-dia das comunidades que vivem às margens ou no entorno do Rio Brumado, na Bacia do Rio de Contas, e do Paraguaçu.

Da quarta-feira ao sábado, o Parque da Cidade abrigará atividades lúdicas direcionadas ao público infanto-juvenil, contemplando, inclusive, estudantes de escolas públicas. Serão brincadeiras com mensagens de educação ambiental e proteção das águas e apresentações teatrais temáticas diárias, às 10h e às 15h. No mesmo local, será realizada uma exposição do fotógrafo André Carvalho denominada "Somos Água", com fotos sobre rios e cachoeiras do Estado. Também será exposto um dessalinizador da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). O equipamento transforma água salobra em potável para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais do semi-árido baiano, retirando o sal da água captada nos poços tubulares.

A Semana da Água será marcada ainda por uma Caminhada Ecológica no Parque São Bartolomeu sábado 29, de 8h30 às 11h30, envolvendo alunos de escolas públicas municipais, universitários de gestão ambiental, moradores do entorno e a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu. A programação envolverá coleta de lixo, apresentação teatral, grupo de capoeira, dança afro-indígena, oficina com materiais reutilizáveis, exposição de pintura acrílica sobre tela com o tema água e plantio de mudas nativas.

No dia 28, serão divulgados os resultados da primeira campanha do Programa Monitora, que está avaliando a qualidade das águas dos 75 maiores rios do Estado da Bahia.

(Ambiente Brasil, 21/03/2008)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -