Foram apresentadas experiência bem-sucedidas
Centenas de pessoas participaram ontem (19/03), no Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade, em Porto Alegre, do 2º Fórum-Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária. O tema principal do evento foi 'Desenvolvimento Sustentável', sob o enfoque 'Saúde e Meio Ambiente'. O evento teve o apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa) e também do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio).
O objetivo do evento foi dar visibilidade a experiências bem-sucedidas nessa área, para que possam ser debatidas e aplicadas em outras regiões. Entre os exemplos de sucesso apresentados estavam os projetos 'Educação Ambiental: Cultivando Flores', da prefeitura de Nova Petrópolis, 'Educação ambiental e responsabilidade social', da entidade Esfera Azul, e 'Coleta e reciclagem de óleo de cozinha', da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
A prefeitura da Capital participou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, e com uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que fez uma apresentação de seus principais programas.
Cerca de 30 expositores de diversas organizações apresentaram práticas de sucesso relativas a desenvolvimento sustentável. Entre os materiais havia esculturas e móveis de materiais recicláveis, roupas e bolsas recicladas, bijuterias de escamas de peixes e artesanato em geral.
Na programação cultural, o fórum teve abertura com a apresentação do Coral Ecumênico Infantil LBV, interpretando a música 'Minha casa é o Planeta Terra', canção oficial do 5º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, seguindo-se apresentações do cantor tradicionalista Paulinho Pires, do Grupo de Danças Tradicionalistas Raízes do RG, do Coral Ecumênico LBV e do Lar Fabiano de Cristo.
(Correio do Povo, 20/03/2008)