A passagem do Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi lembrada no Legislativo catarinense com a realização de um encontro de participantes do Fórum Parlamentar da Bacia do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani, presidido pelo deputado Renato Hinnig (PMDB).
Uma das conclusões deste encontro é a de que será feita uma indicação para que o anteprojeto de lei do governo do Estado, referente ao meio ambiente e recursos hídricos, seja adequado à lei federal correspondente, além de um trabalho de conscientização junto a todos os municípios do estado e a sugestão de prever recursos para a área no Orçamento 2009.
Na abertura do encontro, Hinnig leu um texto sobre a água, sua importância para a vida e sua distribuição no planeta. Participaram e deram inúmeras contribuições representantes de órgãos como Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SDE), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Casan e Epagri, além de parlamentares.
O deputado Décio Góes (PT), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, salientou a necessidade de uma reavaliação sobre tudo o que já foi feito e discutido, para que se promovam mudanças consideradas essenciais em projetos, ações, compromissos e contratos, e ainda refazer conceitos e alterar “o nosso modo de tratar os recursos hídricos, o que deve ser feito com mais responsabilidade”.
Para Edison Andrino (PMDB), que elogiou a iniciativa de Hinnig de realizar o encontro, é necessário chamar a atenção para a participação dos deputados na elaboração de uma política para o setor, harmonizando e priorizando recursos na discussão do orçamento estadual para 2009.
Também assistiram às explanações estudantes e professores da primeira turma da Unidade Projeto Pescar, do Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), em cooperação com a Fundação Projeto Pescar. São jovens de famílias de baixa renda que estão aprendendo a profissão de auxiliar de laboratorista. Além de receberem qualificação profissional, aprendem ainda como tratar o meio ambiente, com aulas de ecologia e noções ambientais.
O presidente do Fórum lembrou que sem água a vida como conhecemos seria impossível e que toda evolução e sobrevivência dos seres vivos depende dela. “Não é um recurso infinito e por isso precisamos encontrar o caminho adequado. Vamos reunir tudo o que foi discutido hoje e tentar sensibilizar para as mudanças necessárias”, informou.
Hinnig contou sobre sua participação, no dia 11, de evento em Brasília, onde esteve o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), assinando contrato de 2,7 milhões de dólares com o Banco Mundial para o Programa Pró Rio Uruguai. Com os recursos, será feita uma consultoria sobre a situação de todo o Aqüífero Guarani. “Espero que com isso também se consiga traçar o Plano Diretor da Bacia do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani”, relatou.
Estiveram na reunião do Fórum o ex-deputado Sérgio Godinho, que já presidiu o Fórum e a Comissão de Meio Ambiente do Legislativo estadual, a Gerente de Planejamento e Educação Ambiental da SDE, Maria de Lurdes Capponi, o gerente de Meio Ambiente do Deinfra, Victor Hugo Bicca, o diretor de Recursos Hídricos da SDE, Flávio Victoria, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casan, Cláudio, Ramos Floriani Júnior, a representante do Projeto Aqüífero Guarani, Lúcia Helena, e o coordenador de Recursos Hídricos da Epagri, Gerson Conceição. (Verlaine Silveira/Divulgação Alesc)
(Agência de Notícias AL-SC, 19/03/2008)