Com o objetivo de integrar, sensibilizar e informar moradores da localidade nas questões que envolvem a conservação e recuperação do Patrimônio arquitetônico e ambiental local, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) está realizando durante o mês de março o curso "Educação Ambiental e Patrimonial" para a comunidade da vila da Capilha, no Taim.
A iniciativa integra o projeto "Comunidades do Taim: Educação ambiental e sustentabilidade", realizado pelo Nema e com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Ministrado por técnicos do Nema e do Laboratório de Estudos e pesquisa em Arqueologia e Antropologia (Lepan) da Furg o curso, que tem duração de 20h, foi desenvolvido nos dias 11, 13, 18 e acontece ainda em 20 e 25 de março. Participam da atividade cerca de 20 pessoas, entre elas pescadores, estudantes, donas-de-casa e agricultores.
Durante as aulas são desenvolvidas atividades teórico-práticas, artísticas, saídas de campo, debates e discussões que têm como foco central o trabalho a ser iniciado pelo Lepan de investigação arqueológica do centro histórico da Capilha. Conforme a coordenadora do Nema, Carla Leonini Crivellaro, a intenção é resgatar a história com os moradores da localidade.
A pesquisa integra as ações da Furg para o restauro da Capela Nossa Senhora da Conceição, que segundo Carla é um signo histórico-cultural do Município. A coordenadora acrescenta ainda que visando também à recuperação ambiental no sítio da Capela será construída uma passarela ecológica de acesso à praia da lagoa Mirim, em uma parceria do Nema com a Secretaria do Meio Ambiente. "Esperamos que o curso possa motivar a participação da comunidade no processo de valorização do Patrimônio socioambiental da Capilha", afirmou.
(Por Melina Brum Cezar, Jornal Agora, 20/03/2008)