Embora sem acenar concretamente com qualquer possibilidade de a União Européia vir a liberalizar as importações do etanol brasileiro, em encontro no início da tarde com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Itamaraty, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, mostrou-se simpático à produção de biocombustíveis do País, tentando contornar a agenda negativa das relações entre o bloco europeu e o Brasil.
O presidente da Comissão Européia ressaltou a Lula a importância da produção de biocombustíveis e a necessidade de dar a ela sustentabilidade, abordando também, no encontro, a posição brasileira sobre mudanças climáticas.
Em conversa com os jornalistas, Durão Barroso foi enfático, destacando o papel de liderança do Brasil na produção de biocombustíveis e assinalando que a União Européia pretende trabalhar junto com o País para que os biocombustíveis "sejam sustentáveis e bons para o meio ambiente".
Lula convidou o presidente da Comissão Européia a participar em novembro, no Brasil, da Conferência Internacional de Biocombustíveis.
(G1, 19/03/2008)