O deputado Raul Carrion (PCdoB) teve aprovado o pedido de audiência pública para debater os impactos sociais, econômicos e culturais ocasionados pelas usinas hidrelétricas Barra Grande, Machadinho e Itá, na Bacia do Rio Uruguai. A audiência será conjunta entre as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Carrion explicou que a construção de barragens próximas a áreas densamente povoadas ocasionam problemas como isolamento físico e social das comunidades; desorganização das atividades agrícolas; aumento da taxa de desemprego rural; desarticulação das atividades comerciais e desvalorização das propriedades. "Isso tudo em decorrência do remanejo compulsório da população atingida pelas usinas hidrelétricas", disse.
O parlamentar comunista acrescentou que após a verificação desses problemas, prefeituras e comunidades passaram a reivindicar compensações das empresas privadas, conforme determina a Lei Federal nº 6.938/81 e as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). "Nossa intenção é buscar soluções e uma política voltada a minimizar os prejuízos causados à população que vive próxima das barragens", concluiu.
Para debater o tema serão convidados representantes dos Ministérios das Minas e Energia, do Meio Ambiente, das Cidades, do Ibama, da ANEEL, do Ministério Público Federal e Estadual, da Câmara dos Deputados, das Secretarias do Meio Ambiente, de Infra-estrutura e Logística e Fepam, universidades e concessionárias, entre outros.
(Por Isabela Soares, Agência de Notícias AL-RS, 19/03/2008)