Nesta quarta-feira (19/03), o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) participou de reunião-almoço da Comissão de Representação Externa da Assembléia Legislativa gaúcha que trata do marco regulatório nacional sobre energia eólica. O encontro tratou da organização da agenda de trabalho do grupo, recém-criado. Coordenada pelo presidente da Comissão, deputado Alberto Oliveira (PMDB), a reunião contou ainda com a participação do deputado Frederico Antunes (PP).
No encontro, o presidente fez um relato da ida a Brasília, na semana passada, onde um grupo de parlamentares gaúchos foi recebido pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo revelou o ministro, a meta do governo federal é conseguir fazer com que a geração de energia eólica atinja 20% de toda a produção energética brasileira. Atualmente, esse índice é menor do que 1%.
Lara destacou aos membros da Comissão que é preciso reforçar a vontade política da Assembléia em agilizar os debates e continuar as tratativas com Brasília em busca do marco regulatório do setor. Nesse sentido, sugeriu que seja organizado um calendário de debates nas três cidades gaúchas onde um grupo espanhol mantém projetos de construção de parques eólicos: Jaguarão, Piratini e Santana Livramento. “Não podemos deixar que o tempo passe. Temos de debater com os municípios, formar um grupo de trabalho e manter a mobilização do Estado para que esses projetos sejam consolidados, independente da ação da nossa Comissão”, comentou Lara. Nos próximos dias, o calendário de visitas às cidades deverá ser consolidado. As datas sugeridas, ainda sujeitas a confirmação, são os dias 28 e 29 de março.
(Por Fernanda Crancio, Agência de Notícias AL-RS, 19/03/2008)