O deputado Rossano Gonçalves (PDT), participou de audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento na manhã desta quinta-feira (19/03), com a finalidade de debater os investimentos da Aracruz Celulose na construção de novos projetos para o Rio Grande do Sul. Os gerentes da empresa Otemar Alencastro dos Santos e Clóvis Zimmer anunciaram investimentos de US$ 2,8 bilhões na unidade que deverá ser inaugurada em Guaíba, em julho de 2010.
A base florestal do Estado será ampliada em mais de 100%, sendo que 90% desta área será de preservação ambiental, com reservas florestais nativas. Das 12 mil vagas de trabalho, após a conclusão das obras, em 2010, cinco mil delas deverão ser mantidas pela empresa, em Guaíba. Rossano Gonçalves, que representa São Gabriel e a fronteira-oeste, enalteceu que os investimentos previstos para a Metade Sul, que somam mais de R$ 3,5 bilhões, são fundamentais para retomar o desenvolvimento econômico de toda a região, incluindo os municípios da Fronteira.
Para o deputado, “os governos federal e estadual têm que fazer a sua parte para a efetivação desses investimentos. Embora todos estejam contentes com a confirmação dos investimentos, não podemos esquecer dos projetos de logística e infra-estrutura necessários, tais como a realização de obras em estradas e hidrovias para o transporte de matéria-prima e escoamento da produção”, destacou o parlamentar.
(Por Francis Maia, Agência de Notícias AL-RS, 19/03/2008)