O deputado Nelson Härter (PMDB) classificou como "extremamente positiva apara o desenvolvimento gaúcho" a apresentação do projeto da nova planta da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul. Após audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento para conhecer os detalhes técnicos do empreendimento, o presidente da comissão disse que essa foi a oportunidade dos parlamentares conhecerem a ampliação das atividades da Aracruz no Estado.
Segundo o peemedebista, foram abordados todos os aspectos do empreendimento como o reflexo financeiro, a geração de empregos e principalmente os cuidados ambientais. "A apresentação mostrou a preocupação com as questões ambientais, econômicas e de ordem social que envolvem o projeto", salientou Härter. Para ele, as manifestações dos deputados que acompanharam a apresentação demonstraram a aceitação por parte dos parlamentares às ampliações da Aracruz no RS.
A expansão da Aracruz Celulose no Estado prevê a criação de 7.450 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos permanentes. Os empreendimentos empregarão 7 mil trabalhadores e a preferência é utilizar a mão de obra local. Serão investidos no Estado aproximadamente R$ 3,5 bilhões e a área plantada passará de 110 para 255 hectares.
Nelson Härter sempre teve destacada atuação nas questões ambientais. O parlamentar foi relator da Comissão Especial sobre Florestamento e Reflorestamento. A Comissão fez um estudo relativo ao potencial do setor florestal do RS. Além disso, desde o ano passado Härter vem participando de debates a respeito do reflorestamento.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 19/03/2008)