Representantes da Associação Moinhos Vive entregaram ao secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch, na manhã de ontem (19/03) uma lista com cerca de mil assinaturas pedindo o tombamento das ruas Dona Laura, Fernando Gomes, Engenheiro Álvaro Nunes Pereira, Santo Inácio, Hilário Ribeiro, Dinarte Ribeiro, Luciana de Abreu, Barão de Santo Ângelo, Padre Chagas, Félix da Cunha e Praça Maurício Cardoso, todas localizadas no Bairro Moinhos de Vento.
"O tombamento de uma rua permite ao poder público perpetuar a paisagem daquele local, mas é importante ressaltar que não impede o manejo da arborização. A área passa a ser de uso especial, não só as árvores, mas também as ruas e calçadas", destaca o titular da Smam.
A Smam agora encaminhará ao Gabinete do Prefeito o documento para elaboração de decreto. "Pretendo também propor ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) a criação de uma resolução sobre o assunto, incluindo os três túneis verdes já tombados até hoje, das ruas Marquês de Pombal, Gonçalo de Carvalho e José Mendes Ouriques", informou Moesch, que assinou o pedido, "como cidadão e freqüentador das ruas".
O tombamento está previsto no Código Estadual do Meio Ambiente (Artigo 51) e torna as áreas objeto de especial atenção, estabelecendo restrições de uso. Além da presidente da Associação Moinhos Vive, Alda Velloso, e alguns associados, também participou da entrega do abaixo-assinado o representante do Sheraton Hotel e do Shoppinh Moinhos de Vento, adotantes da Praça Maurício Cardoso.
Moinhos Vive
A Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Moinhos de Vento, Moinhos Vive, foi fundada em setembro de 2003 e tem como objetivo defender os interesses da comunidade local, através de iniciativas que promovam a segurança, a conservação do meio ambiente, a urbanização harmoniosa, a preservação da história e da cultura e o lazer.
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/03/2008)