A Prefeitura de Gravataí, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), numa parceria com a Ulbra da cidade e o Projeto Esfera Azul, fará, em abril, durante as comemorações dos 245 anos da cidade, o Encontro Regional de Educação Ambiental. O evento será no galpão de festas do CTG Aldeia dos Anjos e terá programação nos dias 11 (noite) e 12 (manhã e tarde).
O programa, em fase final de elaboração, vai direcionar as discussões em torno da temática "Os caminhos do desenvolvimento sustentável passam pela Educação Ambiental". Além de palestras, a coordenação dos trabalhos abrirá espaços para a troca de experiência entre os participantes e facilitará o desencadeamento de atividades de Educação Ambiental especialmente nas cidades de Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. O prefeito Sérgio Stasinski será convidado a falar sobre as ações do governo na defesa do meio ambiente.
Programa
A programação inclui palestras sobre o Rio Gravataí, movimento ecológico, destino correto dos resíduos, dicas de alimentação saudável, além de uma série de relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula. O cultivo de bromélias também será tema de uma palestra e vai servir para divulgar a festa que acontece em Gravataí naquele final de semana.
O objetivo geral, conforme o jornalista Claudio Wurlitzer, coordenador do evento representando a FMMA, é "oportunizar a busca de informações e conteúdos para melhor desenvolver as atividades de Educação Ambiental nas escolas e demais espaços onde os participantes atuam". Wurlitzer ressalta, ainda, que "toda a proposta do encontro está sendo concebida sob a ótica de se ter uma consciência ecológica planetária, mas com a necessidade do desenvolvimento de ações locais, de modo a valorizar e defender os recursos naturais".
Agenda 21
A bióloga Simone Poletto, que representa a Ulbra Gravataí na comissão organizadora, vai falar sobre "Os preceitos da Agenda 21 na discussão da cidade que se deseja". A abordagem da coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Gravataí vai focalizar a Educação Ambiental e Sustentabilidade. O terceiro componente da comissão central, o professor David Cafruni, falará sobre as experiências bem-sucedidas do Projeto Esfera Azul, que tem atuado em diversas escolas da região.
Por que regional?
Hoje, quando se fala em meio ambiente, as preocupações são comuns entre os municípios da região. Por isso, a comissão organizadora optou por criar um encontro que oportunizasse a participação, especialmente de professores de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha, diretamente envolvidos com os problemas da bacia do Rio Gravataí.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e são gratuitas. A comissão organizadora lembra que haverá um número limite, mas em princípio ficarão abertas até o dia 31 de março, por meio do site www.gravatai.rs.gov.br. O encontro tem apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, do Corede Delta do Jacuí; da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa, do Fórum da Agenda 21, da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí e CTG Aldeia dos Anjos.
Para manter contato com a coordenação do encontro os interessados devem mandar mensagem pelo e-mail educ.ambiental@fmma.gravatai.rs.gov.br, do Núcleo de Educação Ambiental da FMMA.
(Prefeitura de Gravataí, 19/03/2008)