Pelo menos 13 pessoas morreram e três desapareceram nas fortes chuvas que, nas últimas 48 horas, castigaram a região central dos Estados Unidos, informaram hoje as autoridades. Por causa das tempestades, rios dos estados de Missouri, Arkansas, Illinois, Indiana e Ohio transbordaram. "O nível das águas está subindo em todas as partes", disse Jeff Korb, administrador do condado de Vanderburgh, que fica no estado de Indiana.
Por sua vez, Tommy Jackson, porta-voz do Departamento de Emergências do estado de Arkansas, declarou que as inundações provocaram o fechamento de várias estradas. O Serviço Meteorológico Nacional já informou que nas próximas horas podem ser registradas enchentes do estado do Texas até a Pensilvânia, uma vez que choveu forte por um longo período em Washington, a capital dos Estados Unidos.
Em Atlanta, capital do estado da Geórgia, a Polícia fechou o acesso a várias ruas do centro da cidade devido aos riscos de o vento e a chuva arrancarem vidraças e rebocos de edifícios danificados no fim de semana passado por um tornado. A rede de televisão "CNN" noticiou que cinco pessoas morreram devido às inundações no Missouri e que outras cinco perderam a vida num acidente provocado pela chuva em Kentucky.
Em Ohio, uma mulher morreu afogada quando, aparentemente, revisava uma bomba d'água em sua casa. Já em Illinois, as autoridades encontraram os corpos de duas pessoas arrastadas pelas águas depois que a caminhonete em que estavam virou numa estrada de terra. Em Arkansas, grupos de resgate procuravam nesta noite duas pessoas que desapareceram quando seus veículos também foram arrastados pela água. No Texas, as autoridades disseram que continuam em busca de uma pessoa que caiu num bueiro.
(Efe, Ultimo Segundo, 20/03/2008)