O desabamento de parte do principal dique do Rio Amarelo provocou inundações na cidade chinesa de Erdos, na Mongólia Interior, e levou à evacuação de 13.000 pessoas, informou a agência oficial "Xinhua". Uma seção de 450 metros do dique afundou parcialmente ontem à noite, enquanto outros 30 metros cederam hoje, segundo Niu Shaoyun, subdiretor do escritório de controle de inundações do condado de Hangji.
"Estimamos que um trecho total de 40 quilômetros dos diques principais estão em risco de cair, à medida que o nível do rio está subindo cinco centímetros a cada hora", disse Niu. O subdiretor afirmou que as brechas no dique deixam fluir 1.450 metros cúbicos de água por segundo.
Outro oficial de controle de inundações citado pela "Xinhua" disse que o desabamento no dique fez com que a água gelada acumulada do inverno (hemisfério norte) alagasse a área vizinha ao muro, uma zona de campos. As forças de segurança chinesas colaboraram na evacuação e informaram que não houve vítimas. Cerca de 200 trabalhadores estão construindo barreiras com sacos de areia para fortalecer o dique.
(Efe, UOL, 20/03/2008)