Mudanças Climáticas, esse foi o tema escolhido para os debates durante a III Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de março, na Faculdade São Lucas, em Porto Velho. A conferência estadual serviu para ampliar as discussões entre representantes das 47 cidades do estado que realizaram suas conferências municipais. Na Estadual, foram encaminhadas propostas para a construção de um plano nacional de enfrentamento das mudanças climáticas.
Um dos destaques foi a moção redigida e encaminhada à plenária pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA, contra o processo de licenciamento das usinas do rio Madeira. Entidades do Território Madeira Mamoré (Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do oeste), apoiaram a moção que após muita controvérsia e discussão, foi aprovada e será encaminhada para a conferência nacional.
Segundo a coordenação, o evento contou com 350 conferencistas, sendo que, 200 destes eram delegados municipais. Até hoje, esta foi a maior Conferência Estadual do Meio Ambiente em termos de participação, pois contou com representantes de 90% dos municípios do estado. “Rondônia é contra o desmatamento! Apesar das dificuldades, o IBAMA está cumprindo sua missão”, disse Osvaldo Pitalluga, Superintendente Estadual do IBAMA em Rondônia.
Foram eleitos trinta delegados igualmente divididos entre sociedade civil organizada e órgãos governamentais, para representarem Rondônia na conferência nacional, que será realizada entre os dias 8 e 11 de maio, em Brasília.
A realização do evento foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, Superintendência do IBAMA em Rondônia, Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA e Faculdade São Lucas
Veja o documento na íntegra(Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia -
RIOTERRA, 19/03/2008)