O Dia do Rio dos Sinos é marcado por conscientização
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA), em parceria com a Associação para Pesquisas Técnicas Ambientais (APTA), realizou, na manhã desta terça-feira (18/03), uma saída de barco com o objetivo de incitar à reflexão sobre os problemas referentes aos recursos hídricos e a busca de alternativas para resolução dessa questão no município.
As quatro embarcações partiram do Clube Náutico Albatroz, no bairro Niterói, e percorreram o arroio das Garças, e o rio Gravataí e o rio dos Sinos, até a divisa com o município de Esteio. Durante o trajeto, técnicos da SEMPA realizaram a coleta de água em dez pontos do rio - na entrada dos principais afluentes -, obedecendo ao mesmo roteiro do ano passado. Os locais foram georreferenciados para que fosse possível estabelecer um comparativo entre os anos de 2007 e 2008.
Conforme orientações da Agência Nacional de Águas (ANA), o foco da comemoração deste ano é o saneamento. Por esse motivo, o secretário da SEMPA, Marcos Aurélio Chedid, explicou que, pelo segundo ano consecutivo, "nós estamos percorrendo as águas do município para fazer uma comparação de como está a qualidade dos nossos rios". "O rio Gravataí agoniza. Logo na saída do Albatroz, nós já podemos perceber todo o esgoto que chega até aqui. São resíduos dos mais variados locais e cidades", observou o secretário.
Em cada ponto de coleta, cinco amostras foram recolhidas com o objetivo de analisar o pH; a Demanda Bioquímica de Oxigênio (D.B.O.), o consumo de oxigênio, através de reações biológicas e químicas; a Demanda Química de Oxigênio (D.Q.O.), parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais; além do indicie de coliformes fecais. Após essa etapa, as amostras serão encaminhadas ao laboratório responsável para que sejam feitas as análises.
"A partir dessa base de dados, nós iremos trabalhar a conscientização ambiental nas escolas e ONGs do município. O objetivo é desenvolver campanhas para beneficiar, principalmente, os arroios de Canoas", destacou o secretário. Chedid salientou, ainda, a importância da atividade para a capacitação dos agentes e técnicos da administraçao municipal. "E importante que eles estejam presentes e conheçam melhor as condições ambientais do nosso contexto para, depois, utilizar isso na rotina de trabalho".
(Jornal NH, 18/03/2008)