O 1º Mutirão pela Conservação das Águas, de Candiota, reuniu integrantes do grupo Amigos do Pedal e do Clube dos Barqueiros em uma ação de preservação ambiental coordenada pela Secretaria de Saúde, Ação Social e Meio Ambiente. A atividade integrante da programação oficial alusiva aos 16 anos de emancipação do município buscou chamar a atenção da comunidade para os problemas da água, poluição e demais agravantes da natureza.
Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro deles saiu com barcos e caiaques pelo Arroio Candiota até chegar à Prainha. A segunda equipe saiu de bicicleta do Circuito Carangatá, na sede do município, e percorreu um trajeto até chegar ao bairro Residencial. No percurso, que durou cerca de três horas, os participantes fixaram placas informativas com instruções de preservação dos locais.
Os dois grupos se reencontraram ao entardecer na Prainha, onde a atividade foi encerrada com um aulão de ginástica orientado pelas professoras de educação física da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar. Na oportunidade, artistas plásticas do município coordenaram pinturas de postes ao público.
União pelo dever cumprido
Na oportunidade, os integrantes dos grupos que participaram do evento puderam manifestar seus sentimentos de dever cumprido, mas também insatisfação diante da realidade vivida. “Foi um momento de muita união”, sintetizou Roni Motta, do Clube dos Barqueiros. “É triste saber que nós, seres humanos, somos responsáveis por toda essa degradação”, lamentou Waldemar Fagundes, do Amigos do Pedal.
A coordenadora do evento, Ketleen Grala, agradeceu ao apoio de todos eles. “São com simples atitudes que todos ajudamos a cuidar da nossa natureza”, destacou. Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo Menezes Gregório, também agradeceu os participantes e analisou a preocupação com a questão ambiental. “Temos sim de pensar em desenvolvimento, mas temos também de pensar em qualidade de vida e um ambiente saudável para todos, sem danos ao meio ambiente”, afirmou.
(Diário Popular, 19/03/2008)