O plantio do eucalipto é uma atividade recente em Monte Carmelo, em Minas Gerais. Começou há cerca de cinco anos e apenas em 2007 foram plantadas dois milhões de mudas no município. Deste total, 500 mil foram fornecidas por um viveiro da cidade, que em parceria com a Prefeitura destinou mudas de qualidade e com baixo custo a 84 pequenos produtores.
O objetivo da parceria é aumentar a oferta de trabalho e renda no município. E os primeiros resultados são animadores. No Viveiro Santa Clara, o número de empregos diretos saltou de 10 para 40, em apenas um ano. E o crescimento da atividade na região anima a indústria ceramista. Com a maior oferta de eucalipto, o setor garante o fornecimento de um dos principais insumos de produção: o cavaco, um co-produto da árvore utilizado como combustível na queima da cerâmica.
Monte Carmelo é o maior produtor de cerâmica da América Latina. Reúne 17 empresas que produzem 40 milhões de telhas/mês e geram dois mil empregos diretos. A atividade responde por 20% da arrecadação do município de 45 mil habitantes.
No Projeto Silvicultura no Noroeste e Alto Paranaíba, apoiado pelo Sebrae-MG, os produtores estão participando de palestras e consultorias gerenciais sobre a cultura do eucalipto. A longo prazo o projeto tem metas de atrair outros setores para a cidade, como a indústria moveleira.
(Sebrae-MG. Adaptado por
Celulose Online, 19/03/2008)