No final da tarde desta terça-feira (18/03), um derramamento de óleo diesel foi detectado junto ao cais do Porto Novo. A suspeita é de que o óleo seja proveniente do navio Aqua Marina, única embarcação encontrada no local no horário em que a mancha foi constatada. O Aqua Marina carregava sal grosso no cais do porto quando foi notada a presença de óleo.
Naquele mesmo momento, apenas um caminhão localizava-se no cais e trabalhava na retirada do óleo já usado dos navios. A hipótese do derramamento ter como origem a operação do caminhão foi descartada pelas autoridades, uma vez que o veículo encontrava-se do lado esquerdo da embarcação e, segundo os técnicos, o vazamento surgiu do lado oposto.
Imediatamente, técnicos de segurança da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), ligado ao setor de Meio Ambiente, acionaram a empresa Ecosorb - especializada em tecnologias de proteção ambiental e que recentemente inaugurou sua base de prontidão 24 horas no armazém A-5 do Porto Novo. Sua estrutura é voltada ao atendimento de acidentes com implicações ambientais emergenciais, provocadas por acidentes operacionais gerados pela atividade portuária.
Segundo o técnico de segurança da SUPRG, Augusto Pereira, a estimativa é de que cerca de 2,5 mil litros de óleo tenham sido derramados. “Todas as possíveis causas estão sendo investigadas, mas ainda não podemos afirmar a origem do vazamento”, declarou.
O derramamento no Porto Novo já havia sido contido no final da noite. No entanto, os técnicos permaneceram trabalhando no local durante a madrugada. Uma bomba sugadora auxiliou o trabalho de retirada do óleo. Além da Ecosorb, a Fepam e o Ibama foram comunicados do acidente, dirigindo-se também ao Porto Novo.
(Jornal Agora, 19/03/2008)