Em reunião realizada na sala da presidência da Câmara Municipal de Rio Grande, os presidentes da colônias de pescadores Z-1 e Z-2, respectivamente do Rio Grande e São José do Norte, Hilário Borges e Carlos Simões, acompanhados pelo advogado Jorge Ferreira Porto, solicitaram apoio à petição encaminhada ao ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, através do Gabinete do Deputado Federal Cláudio Diaz-PSDB.
As duas colônias, juntamente com a Z-3, de Pelotas, representam cerca de 10 mil pescadores, e encontram dificuldades no momento das suas aposentadorias quando são considerados inadimplentes. A proposta permite o parcelamento dos débitos dos pescadores com a concessão imediata da aposentadoria, e o desconto dos valores parcelados, do total do benefício a ser recebido.
Atualmente, em caso de parcelamento dos débitos, somente após o pagamento da última parcela é que o pescador terá direito à aposentadoria, o que praticamente inviabiliza a concessão. O presidente do Legislativo, Charles Saraiva, encaminhou a proposta à Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, que deverá analisá-la e elaborar um documento de apoio à pretensão dos pescadores. Além de Saraiva, a reunião contou com a presença dos demais vereadores.
(Jornal Agora, 19/03/2008)