Nova edição da publicação será apresentada durante coquetel na Biblioteca da Smam
Um livro para pautar as riquezas naturais e refletir sobre a biodiversidade do país. É assim que pode ser definido o Almanaque Brasil Socioambiental, publicação que será relançada durante o Seminário Nacional de Gestão Sustentável nos Municípios, em Porto Alegre. Reunindo imagens e textos sobre as belezas naturais brasileiras, o livro pode ser um excelente roteiro de viagens para os curiosos pelo tema ambiental.
Os textos foram produzidos por 122 colaboradores, entre jornalistas, ativistas e especialistas das mais diferentes áreas. A publicação traz um panorama atualizado dos biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zona Costeira, além de capítulos específicos sobre Diversidade Socioambiental, Florestas, Cidades, Água, Terras, Recursos Energéticos e Minerais e Modelos de Desenvolvimento.
Lançado originalmente em 2005, o Almanaque Brasil Socioambiental, uma publicação do Instituto Socioambiental (ISA), será relançado no dia 27, às 19h, em coquetel para convidados. A edição de 2008 vem em revista, atualizada e ampliada, incluindo dez ensaios fotográficos autorais e 85 verbetes, dispostos em 11 capítulos.
Cartões-postais ameaçados
O livro apresenta ainda uma listade cartões postais ameaçados. Entre eles, estão o Arquipélago de Anavilhanas,no Amazonas, o Rio Araguaia, em Tocantins, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, a Serra do Amolar, no Pantanal, o Recôncavo Baiano, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, a Baía da Guanabara e o Rio Ribeira de Iguape, entre Paraná e São Paulo.
(Por Carla de Andrade e Lara Ely, da Assessoria de Imprensa do Seminário Nacional de Gestão Sustentávelnos Municípios, texto recebido por E-mail, 18/03/2008)