Móveis, pneus, papel entre outros materiais foram alguns dos resíduos encontrados durante a limpeza das margens do Rio Gravataí, organizada na manhã desta quinta-feira (13.03) pela Prefeitura de Cachoeirinha em parceria com diversas entidades.
O trabalho incluiu o recolhimento do lixo nas margens do Rio próximo à ponte, na divisa com Porto Alegre, e percorreram parte da extensão do dique até as proximidades da Free-way.
Desde quarta-feira equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fizeram uma limpeza preliminar onde foram recolhidos cerca de 60 toneladas de resíduos, principalmente o chamado lixo inerte (restos de podas e caliça de obras).
Estudantes de escolas públicas e particulares participaram da atividade. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Nélson Postay, o mutirão faz parte de uma série de ações planejadas para despertar na população a necessidade de preservar o meio ambiente. "Estamos iniciando um processo de resgate do carinho e conhecimento pelo Gravataí, que passa necessariamente pela educação ambiental", ressaltou. Por isso a participação das crianças foi essencial para o sucesso da atividade. Com entusiasmo eles fora os primeiros a vestirem as luvas e pegarem os sacos de lixo para o recolhimento. Muitos se surpreenderam com a quantidade de lixo encontrada.
O secretário lembrou ainda que o mutirão de limpeza faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios que compõem a Bacia do Rio Gravataí. Em janeiro a limpeza foi feita em Gravataí, em fevereiro em Alvorada e agora em março em Cachoeirinha. "Preferimos esperar pelo início do ano letivo para contarmos com a presença dos alunos e desenvolver o nosso projeto de educação ambiental", explica Postay.
O coordenador do Comitê de Gerenciamento da Bacia, Maurício Colombo, também esteve presente e frisou a importância da iniciativa. "Temos um histórico de luta pela preservação do Rio na região", disse.
Além dos estudantes e técnicos da SMMA, a atividade contou ainda com a participação da Corsan, do projeto Esfera Azul, da Ulbra de Gravataí, Fundação de Meio Ambiente de Gravataí, Rotary de Alvorada, a Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí e representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
O evento contou ainda com atividades lúdicas para as crianças com um jogo que mostra a importância da preservação da água e a apresentação da peça teatral Aqualina limpeza oceânica, protagonizado por uma educadora da rede municipal de ensino.
(Prefeitura de Cachoeirinha, 14/03/2008)